Arbitro que atuou no jogo em que Pelé marcou o milésimo gol apitou amistoso em Arcoverde

Foto: Arbitro Manoel Amaro de Lima sendo entrevistado por Lídio Ferreira

 Aquivo do Esporte.

No dia 19 de novembro de 1969, uma partida que marcou a história do futebol mundial. Pela Taça Brasil, Pelé marcava o seu gol mil diante do Vasco, em um jogo realizado no Maracanã, no Rio de Janeiro. Um arbitro teve a oportunidade de fazer parte da história desse jogo. Manoel Amaro de Lima, de Pernambuco, trabalhou nessa partida onde marcou um pênalti para o Santos. O arbitro pernambucano relatou: ''Quando soube que iria apitar aquele que poderia ser um jogo histórico, não mudei em nada a minha rotina. Procurei enxergar como apenas mais uma partida''”, diz Amaro. 

Comportamento que levou para o gramado do Maracanã. Até que Pelé foi derrubado na área.... ”Marquei aquele pênalti com convicção. Estava muito próximo do lance. Seria melhor se o milésimo gol tivesse ocorrido com a bola rolando, mas foi emocionante fazer parte daquele momento. Estamos aqui para cumprir uma missão. E eu cumpri a minha”.

A importância daquele fato na vida de Manoel pode ser medida em algumas extravagâncias. Até hoje ele guarda moeda e uniforme utilizados naquele inesquecível 19 de novembro de 69. Atualmente reside em Recife, onde está aposentado como professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco.     
                 
Jogo amistoso que atuou em Arcoverde,  entre Flamengo e  Sport Recife.
Foi no ano de 1989, quando o Flamengo fez um amistoso contra o Sport, no Estádio Souto Maior(hoje Áureo Bradley), Manoel Amaro de Lima trabalhou nesta partida. E o resultado foi Flamengo 2 X 1 Sport.  Você não sabia... Mas o arbitro do 1000º gol de Pelé já apitou em Arcoverde. 



Enviar um comentário

0 Comentários