As histórias do futsal da periferia de Arcoverde

Na foto: Decisão na quadra Monsenhor Kerle no JK
Futsal.

Se em Arcoverde, no Sertão é considerada a 'Terra do Futsal' no interior de Pernambuco, por ser a cidade que revela jogadores e ainda é três vezes campeã da Copa TV Asa Branca.
Mas porque a cidade é a terra da bola pesada? Bem Arcoverde sempre foi destaque em competições municipais e até a nível estadual. No inicio de 2000, tivemos o LW Futsal participando do Campeonato Pernambucano, e conseguindo sendo o melhor time do interior. Depois veio a Copa TV Asa Branca, onde a cidade é tricampeã e tem duas finais na qual foi vice-campeã em 2009, e ainda não aconteceu uma final envolvendo as equipes do Aldeia Velha e Arcoverde no ano de 2010. Quando há jogos no Ginásio do SESC em Arcoverde, sempre foi casa cheia durante a competição promovida pela TV Asa Branca.

Agora vamos falar sobre a competição da bola pesada na periferia. Em 2009 no segundo semestre acontecia o primeiro campeonato realizado na quadra poliesportiva João Belarmino, localizado no bairro da Cohab-I, na Zona Leste de Arcoverde. As equipes que disputaram essa competição foram dez ao todo: Mercadinho Paraíba, Coqueiro, Celpe, Boca Junior, Mão Amiga, ED Futsal, Leva Nós, Esperança, Bonanza, São José e Admed. Os jogos eram realizados nas segundas, quartas e sextas e comparecia um número de 300 a 500 torcedores durante as noites. Das equipes que participavam da 1ª Copa João Belarmino 2009, duas delas chegavam a decisão: Coqueiro e Mercadinho Paraíba, faziam a final que repercutia nos bairros: São Geraldo, Boa Vista e Cohab-I. Na decisão mais de 700 torcedores comparecia a quadra, sendo em sua maioria para o Coqueiro que era da rua Acelino de Brito na Boa Vista. Foi uma grande partida com muita chances de gols para ambas as equipes, méritos para o Coqueiro que colocou a bola na trave três vezes, e por falta de sorte o time levava o gol no finalzinho perdendo a invencibilidade e o título, onde teve jogador que chorou. O Mercadinho Paraíba conquistava o seu primeiro título na periferia. O time realizou com os seus torcedores uma mini-carreata. O Coqueiro além de perder o título aproveitou e comemorou o vice-campeonato.

Segundo Campeonato.

Em 2010, no primeiro semestre era realizada a Taça Arcoverde de futsal, que contou com 12 equipes. Além dos que disputaram a Copa João Belarmino como: Coqueiro, Estrela Vermelha(antigo Mercadinho Paraíba), Bonanza, Esperança, Mão Amiga, São José e Boca Junior. Outras equipes confirmavam participações: Cruzeiro do Tamboril, Vila Popular, IML, Real São Geraldo e por último o Força Jovem. O time do Força Jovem foi a última equipe a fazer a inscrição, e se classificando para as quartas de finais, na qual eliminou o Real São Geraldo que era como a base da Seleção de Arcoverde que disputava a Copa TV Asa Branca. E depois garantia a classificação para final diante do Estrela Vermelha da Boa Vista, e numa partida que mexia com os nervos dos torcedores que compareceram em peso na quadra da Cohab-I, os dois times terminavam empatados em 5 a 5, indo para a decisão dos pênaltis, onde deu o Força Jovem que vencia por 5 a 4, sagrando-se campeão da competição.

Copa Rio Branco.

Devido ao sucesso da Taça Arcoverde no primeiro semestre, a organização decidiu realizar a 1ª Copa Rio Branco no segundo semestre de 2010, onde a novidade foi o time do Paraíso das Bolsas que era a base o Aldeia Velha. A equipe sagrou-se campeã invicta ao vencer o Mão Amiga por 4 a 1. Esse jogo decisivo foi matéria do Globo Esporte da TV Asa Branca.

Taça Arcoverde 2011.

Em 2011, foi realizada com oito equipes a Taça Arcoverde de futsal, no primeiro semestre, e o time do Mercadinho Paraíba chegava a final diante do Paraíso das Bolsas que no inicio usou o nome de 'Capivara', depois mudou para Merc.Paraíba. A decisão foi mais uma vez divulgada pela mídia, quando foi manchete no Globo Esporte da TV Asa Branca, e outra foi a transmissão pela Rádio Cardeal. O jogo contou com mais de 1.400 torcedores que lotaram a quadra da Cohab-I. O time do Paraíba foi o campeão ao vencer por 2 a 1, e depois foi feito uma carreata.

Outros campeonatos.

O sucesso foi tão grande que outros organizadores abraçaram a ideia de fazer a competição nos outros bairros como: São Cristóvão e JK. O publico compareceu em todos os jogos e as equipes que tiveram destaques foram o Pitu 10 da Boa Esperança Campeão e Tecnofanjos do JK vice. Ainda disputaram os times do Sofrência Futsal, Irresponsáveis Futsal e outras equipes que participaram dessa competição.

Agora os torcedores da periferia esperam que os organizadores dos campeonatos de futsal voltem a realizar nas quadras dos bairros de Arcoverde. Desde a Cohab-I, São Cristóvão, Fundação Terra, Novo Arcoverde até no JK. Se uma competição foi sucesso com muitos jogos e publico presente tem que voltar.


Enviar um comentário

0 Comentários