Nome: Clube Atlético Izabelense.
Alcunhas: Frangão da Estrada
Torcedor/Adepto: Colorado
Mascote: Frango
Fundação: 26 de abril de 1924 (93 anos)
Estádio: Edilson Abreu
Capacidade: 3.400
Localização: Santa Izabel do Pará, PA
Presidente: Milton Takumi Yamada
Treinador: Charles Guerreiro
Patrocinador: Prefeitura Municipal
Tratopeças
Americano
Supermercados Paraense
Agrohouse
Competição: Campeonato Paraense
Divisão: Serie A2
O Atlético Clube Izabelense é um clube brasileiro de futebol, da cidade de Santa Isabel do Pará, no estado do Pará, fundado em 26 de abril de 1924, manda seus jogos no Estádio Edilson Abreu.
História.
O A.C. Izabelense foi fundado em 26 de abril de 1924 em Sta. Izabel do Pará, por um grupo de amigos que praticavam suas peladas em um campinho ao lado da capela, hoje a Igreja Matriz. Um dos incentivadores para a fundação foi Manoel Ernestino da Silva,o mestre Silva, que também fora atleta,diretor e treinador.O clube possui estádio próprio, o "Abreuzão", área consignada ainda no período de sua criação, junto à prefeitura de Belém,pois Sta. Izabel era distrito da Capital na época.O clube teve grandes beneméritos em toda a sua existência como, José Pedro de Almeida Campos, Lisis Bittencourt, Bento Lima,Jairo Pereira, Edilson Abreu e muitos outros, que deixaram a marca de zelo e dedicação às cores alvi-rubras. Com o desaparecimento e afastamento de muitos desses abnegados, o clube hoje se ressente de uma boa organização e de um planejamento racional, para que volte a brilhar no Certame Paraense, o que o fez com muito louvor até por volta da década de 90. Ainda na fase amadorista, foi o primeiro Campeão da Copa do Interior, em 1964, torneio promovido pela então Federação Paraense de Desportos. Nos anos 80 e 90, o Izabelense fez suas melhores campanhas no estadual - em 1981 foi vice campeão Paraense (de direito) e fez a sua primeira participação no Campeonato Brasileiro da 3ª Divisão, (Taça de Bronze), se colocando em sexto lugar dos 24 participantes, com nove pontos ganhos, figurando a frente de clubes mais tradicionais, como Figueirense e Moto Clube.
Em 1992, participou novamente da 3ª Divisão Nacional, após uma bela campanha no certame estadual, chegando à terceira posição, atrás apenas dos dois grandes times do estado (Paysandu e Remo). Na 3ª Divisão, o Izabelense, ao contrário de 1981, foi apenas figurante, acabando na 24º posição dentre 31 participantes, com apenas cinco pontos.
Depois de anos afastado da disputa da fase principal do estadual, o Izabelense foi vice campeão da segundinha (apelido dado à Segunda Divisão do Campeonato Paraense), sendo promovido para tentar uma vaga entre os times que iriam disputar a Fase Principal do Campeonato, que não disputa desde 1993. O sonho do Frangão acabou, quando o Izabelense terminou em último dentre os dez clubes que disputavam a 1ª Fase do Paraense, sendo novamente rebaixado para a 2ª Divisão, na qual amargou anos. Em 2010, a torcida compareceu em peso aos jogos do frangão, criaram o movimento ´´Vamos Voltar Frangão``, mas apesar do favoritismo, foi eliminado pelo Parauapebas. Em 2015, novo fiasco no Parazão, sendo alvo de vexames ao sofrer goleadas flagrantes em desacordo com sua honrosa e brilhante tradição. Pode-se afirmar que, após suas memoráveis apresentações em épocas passadas (até os anos 90),este clube hoje, aos 91 anos de fundação,vem declinando ladeira abaixo,perdendo sua real identidade,em função da inabilidade e a falta de compromisso de um pequeno grupo, que prefere a recreação de pseudo-sócios de idade avançada (até 70 anos), durante a maior parte do calendário,à manter equipes amadoras em inúmeros certames promovidos pela Liga local e Federação Paraense de Futebol, no sentido de renovar e sempre contar com uma equipe base com vistas ao Campeonato Paraense.
4 Comentários
O levantamento e texto da história do Atlético Clube Izabelense (acima)e do qual fui atleta e hoje Sócio Benemérito, fora feito por minha pessoa. Orgulho-me em ver nosso clube sendo destacado nesse site para que o Brasil e mundo conheça uma das forças do futebol paraense.
ResponderEliminarO levantamento e texto da história do Atlético Clube Izabelense foi feito por minha pessoa, agremiação pela qual fui atleta e hoje um dos Sócios Beneméritos. Ficamos satisfeitos ao ver nosso clube ser divulgado nesse conceituado Blog, que o faz ser conhecido em todo o Brasil e no mundo.
ResponderEliminarBoa tarde. Vejo a História do Izabelense muito vaga em muitos artigos e jornais, a falta de um estudo mais profundo sobre o futebol paraense, principalmente, das divisões secundárias que não a divisão principal, compromete o estudo como um todo. Sou pesquisador e em uma das situações, verifiquei - depois de muito pesquisar - que o Frangão da Estrada não foi vice-campeão paraense de 1981, aliás, a Federação Paraense de Futebol sequer reconhece isso. Quem foi vice-campeão foi o Clube do Remo. O Izabelense ficou na terceira posição na classificação final. Naquele certame ficou assim: Paysandu (1º), Remo (2º), Izabelense (3º) e a Tuna (4º). Houve, na verdade a última partida envolvendo Paysandu e Izabelense, para o Paysandu, a chance do título, para o Izabelense - se ganhasse, a chance de disputar a decisão do quadrangular em uma outra partida. Infelizmente o Papão venceu e conquistou o título. Talvez por ser o último confronto, muitos pensaram que o Izabelense teria sido vice, principalmente parte da imprensa na época. Fica aqui o meu registro. Grato.
ResponderEliminarNa verdade, em 1981, o Izabelense terminou na quarta colocação geral. Também, caso o Izabelense vencesse o Papão da Curuzu, haveria um jogo extra entre Paysandu e Remo e, não Paysandu e Izabelense, conforme publiquei no comentário anterior. Por isso, peço desculpas.
ResponderEliminar