História do futebol pernambucano no interior. União Peixe Esporte Clube – Pesqueira




História do Futebol





                      Escudo e uniformes de 1977


Outro participante do 1º Campeonato Pernambucano da 2ª Divisão de 1977, foi o União Peixe Esporte Clube. É uma agremiação do Município de Pesqueira (com 65.770 habitantes, segundo o IBGE/2014), localizado a 215 km da capital pernambucana. O ‘Tricolor Pesqueirense’ (cores vermelha, preta e amarela)no mês de outubro de 1944, teve origem na oficina Mecânica da Fábrica Peixe a equipe União Mecânica.

Foram  idealizadores Abdias Oliveira e José de Oliveira, os quais  tiveram a ideia de fundar o Clube em Pesqueira, afinal, na época só havia o Clube dos 50. Os dois pioneiros levaram a ideia ao chefe da oficina Pedro de Paula, o qual entusiasmou-se com a mesma e começou a angariar  fundos para adquirir  material necessário contando com valiosas colaborações Geraldo Braga, Luiz Veloso, Sebastião Lopes, Severino Brito e outros para fundação do Clube.

Contudo, para efeito de registro oficial, União Mecânica Esporte Clube foi Fundado no dia 1º de Maio de 1946, tendo Geraldo Braga, como primeiro presidente. A equipe passou a mandar os seus jogos no Estádio          Dr. José Joaquim de Brito, com capacidade para 3 mil torcedores.
Desta forma, a primeira partida foi disputada contra os Aspirantes do Cruzeiro de Pesqueira, e o União Peixe estreou com uma goleada de 5 a 1. Em seguida disputou outro amistoso com a equipe titular do próprio Cruzeiro, que naquela época era uma das maiores força do futebol de Pesqueira, tendo repetido o mesmo placar (5 a 1), numa arrancada das mais promissoras.
Clube altera o nome
Em dezembro de 1951, o nome do União Mecânica foi mudado para União Esporte Clube (desenho Acima), permanecendo até 1954, quando então sob a presidência do Sr. Luiz de Oliveira Neves, numa homenagem a nossa indústria passando a denominar-se de União Peixe Esporte Clube, que permaneceu até 1986, quando alterou novamente para União Esporte Clube (desenho Abaixo), que perdura até os dias de hoje.
Escudo atual (1986 até 2015)
A primeira taça conquistada foi o Torneio Aproximação de 1949, quando o União venceu o Usina Serra Grande, pelo assombroso placar de 12 a 0, cuja taça encontra-se juntamente com outras 105 entre troféus e taças expostas na sede do Clube, sendo inclusive Campeão de Centenário em 1980.
 Fonte e Fotos: Site Futebol de Pesqueira. 

Enviar um comentário

0 Comentários