A copa do interior quando dava gosto as cidades que disputavam

Por Gilson Martins.

'Domingo de futebol no interior, muito sol, muito gol...A seleção de Pesqueira, Caruaru enfrentou'! 

Essa é uma trilha sonora não relembro o autor da composição da música, mas tocava nos carnavais e na maioria das vezes em emissoras de rádios das cidades onde tinha os seus representantes na copa do interior de futebol amador. Quando chegava a temporada da competição promovida pela Liga do interior ligada a FPF(Federação Pernambucana de Futebol), muitas cidades se preparavam para disputar a tradicional 'Copa do Interior' de futebol. 

Cidades como Carpina, Palmares, Catende, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns, Limoeiro, Gravatá, Bezerros, Santa Cruz do Capibaribe, Belo Jardim, Sanharó, Pesqueira, Arcoverde, Sertânia, Tabira, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Salgueiro, Araripina, Petrolina entre outras cidades formavam os grupos da Copa do Interior. Era considerada como uma 'Copa do mundo' interiorana com cidades brigando e criando ferrenha rivalidade que marcou a história da Copa do Interior de futebol. 

A Copa do Interior antigamente tinham as cidades com as ligas filiadas a FPF, e sempre eram feitas as convocações com os melhores jogadores das equipes amadoras que disputavam os campeonatos locais para fazer parte da seleção local. Quando chegava o domingo a cidade parava para a expectativa da estréia da seleção da cidade enfrentar outra cidade, e sempre o estádio ou o campo tinha um bom público que lotava. 

Hoje na atualidade a Copa do Interior perdeu a graça para os torcedores das cidades pernambucanas que disputam a referida competição, devido aos jogos da televisão e aos times das próprias cidades que profissionalizaram para disputar o estadual. O público nos jogos da copa do interior fracassou e observamos nas cidades pequenas que disputam a competição tem uma parte que prestigiam, mas a tradicional 'Copa do Interior' decaiu muito não tem aquele entusiasmo dos torcedores nas cidades do interior de Pernambuco. 

Arcoverde sagrou-se campeão do interior em 1992, quando decidiu com a Seleção de Santa Cruz do Capibaribe, vencendo no tempo normal por 3 á 1. E na prorrogação derrotando por 2 á 0, no geral o placar de 5 á 1 no jogo da volta. Naquele ano o estádio Souto Maior(Áureo Bradley) recebeu um grande público com mais de 5.000 torcedores. 


                                                              Contagem Regressiva    
                                                                FALTAM 15 DIAS
                    Copa do mundo na Rússia o Esporte News é Brasil rumo ao hexa!



Enviar um comentário

0 Comentários