Narrador desabafa contra o fato de repórteres não poderem fazer entrevistas durante os intervalos dos jogos

Por Rodney Brocanelli

No último sábado, durante a transmissão de São Paulo x Santos pela Super Rádio, o narrador Helio Claudino colocou o dedo na ferida. Logo após o apito final da primeira etapa, jogadores dos dois times correram para os vestiários sem falar com os profissionais de rádio. Restou aos repórteres Lucas Basílio e Jota Sampaio informar os respectivos jogadores que estavam à disposição dos técnicos nos bancos de reservas. Claudino então perguntou: “ninguém fala nesse intervalo? Não tem ninguém para falar aí?
Claudino seguiu questionando: “Jogador eu sei que não fala, mas tem para caramba aí, não tem não?” O repórter Jota Sampaio respondeu: “É proibido, Helio. Ninguém pode falar. Nem comissão técnica, nem árbitro, ninguém”. Helio seguiu em frente, fazendo uma réplica: “Não tem presidente, não tem roupeiro?”. Jota fez a tréplica: “A gente não pode entrevistar nem o roupeiro”.
Depois do diálogo, Helio Claudino desabafou: “Eu não acredito. Eu vou perguntar na federação. Não é possível aos repórteres de rádio só darem relação de jogadores e todo mundo correr para o vestiário, tomar café…tem gente para se falar, tem alguém aí para falar. Hoje, por exemplo, do São Paulo , deve ter tanto são-paulino famoso aí para assistir o jogo, tá lá na tribuna e desce para tomar café. Precisamos acabar com isso aí. A Aceesp precisa entrar nessa parada. Ou ela, ou sei lá quem, para poder colocar ordem na casa. Todo mundo manda, menos a nossa associação. Ou então, para que tem associação?”.
Esse diálogo e o posterior desabafo, que é possível ouvir no player abaixo, é o registro da situação que os repórteres de rádio vivem há pouco mais de dois anos, especialmente em competições geridas pela CBF. Os profissionais não podem entrevistas jogadores na saída para o vestiário, no intervalo de jogo. Somente após o apito final, eles podem tentar fazer entrevistas, sem poder entrar em campo, sempre esperando os jogadores nos túneis com microfone em punho. Alguns atletas param para falar. Outros preferem seguir direto.
Com tantas limitações, é de se admirar que nenhum “jestor jênio” ainda tenha se atentado para o fato de que o investimento de se colocar o repórter no campo de jogo não traz um retorno muito grande, artisticamente falando. Quem vai para lá, apenas detalha os lances de jogo, dá o banco de reservas no intervalo, e com um pouco de sorte, consegue algum depoimento de jogador.

Fonte: Radioamantes.

Enviar um comentário

0 Comentários