O mapeamento de um campeonato antigo em Pernambuco

Por Henrique Martins.

O Campeonato Pernambucano das Usinas foi uma competição oficial da Federação Pernambucana de Futebol e teve em seu total 5 edições de 1958 a 1962 e teve como grande campeão o Esporte Clube Maravilhas de Goiana com 4 títulos e o Leão XIII com um título.

A competição teve seu declínio em 1962, pois várias das Usinas que mandavam seus clubes perderam o interesse na competição e outras entraram em grave crise financeira levando a abandonar o departamento de futebol (como exemplo temos a Usina Rio Una de Barreiros que deixou de funcionar já em 1962). Outros clubes tentaram a sorte no futebol, o Maravilhas de Goiana ficou a um passo de entrar no Campeonato Pernambucano profissional, mais a falta de estádio impediu o clube de Goiana, os times do Cucaú de Rio Formoso e Leão XIII de Catende realizavam vários amistosos com clubes intermediários profissionais como Íbis, Santo Amaro e Central.

De todos o que mais teve sucesso foi o Destilaria do Cabo de Santo Agostinho que chegou a disputar duas Copas do Interior com Clubes e entrou no futebol profissional na década de 1990.

Fica então mais um registro histórico de uma competição histórica de Pernambuco.

Fonte:  PECLUBMAP



Enviar um comentário

0 Comentários