Times do Brasil: Conheça o Holanda Esporte Clube do Amazonas




HOLANDA ESPORTE CLUBE
                                       

Holanda
HolandaEC.png
NomeHolanda Esporte Clube
AlcunhasLaranja mecânica
Time (da) Laranja
Torcedor/AdeptoHolandense
MascoteLaranja
Fundação21 de outubro de 2007 (12 anos)
EstádioChicão
Capacidade8.000 pessoas
LocalizaçãoRio Preto da EvaAM
Mando de jogo emCarlos Zamith
Capacidade (mando)5.000 pessoas
PresidenteLeão Braúna
TreinadorSerginho Góis
CompetiçãoAmazonense - Série B
Cores do TimeCores do TimeCores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do TimeCores do TimeCores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

Holanda Esporte Clube é um clube brasileiro de futebol, fundado em 1984 e oficializado perante os órgãos oficiais em 2007, este está sediado em Rio Preto da Eva, no estado do Amazonas. Foi o segundo clube de um município do interior amazonense a ser campeão estadual.

História


A origem vem do Curumim, um clube amador de Manaus que utilizava as cores amarelo e azul e disputava as ligas amadoras do bairro do Aleixo. Com a ideia de retorno da segunda divisão estadual,em 2007 foi refundado com o nome de Holanda Esporte Clube estabelecendo sua sede no município de Rio Preto da Eva, de onde pôde se considerar de fato representante no futebol profissional. O clube iniciou suas atividades profissionais em outubro de 2007, tendo como Presidente Paulo Radín.
Profissionalizou-se como o 5° clube profissional do interior, foi também o primeiro clube do interior a ser campeão de futebol profissional torneio estadual do Amazonas como estreante na Primeira Divisão e único além do extinto Manaós Athletic a ter título em sua primeira participação.
Em 2008, ano de seu único título da Série A, o clube estreou também em competições nacionais, disputando a Série C do Brasileirão daquele mesmo ano, além de disputar a Copa do Brasil do ano seguinte.

Nome

O nome inspirou-se na seleção holandesa, que ficou conhecida como laranja mecânica na década de 1970, e na expressiva produção de laranja de Rio Preto da Eva que é o maior produtor amazonense da fruta. Além da cor, o clube também adota a fruta como mascote.


Torcida
Quando instalado na cidade de Rio Preto, o clube foi atendido com torcida de boa parte da população de Rio Preto da Eva. Apresentava bons públicos sempre que jogava no Estádio Francisco Garcia. Atualmente o clube não conta com o estádio de sua cidade e tem mandado seus jogos em Manaus onde tem públicos minguos.

Histórico em competições

Primeira competição oficial


O Holanda disputou a Série B do Amazonense de 2007 com outras 6 equipes. Conquistou o 1º turno e fez a final com o Nacional-B, vencedor do 2º turno. Com 2 empates (1x1 em Manaus e 0x0 em Rio Preto da Eva) sagrou-se campeão e conquistou o acesso à primeira divisão do ano seguinte, juntamente com o CEPE-Iranduba, 3º colocado (como estava jogando com a equipe B, o Nacional, 2° colocado, não poderia subir de divisão).

Estréia no futebol profissional

Fez sua primeira partida oficial no dia 21 de outubro de 2007 contra o Penarol, pela Série B do Amazonense daquele ano no Estádio Floro de Mendonça em Itacoatiara. Venceu por 1x0 com gol de André Tavares, que desta forma marca o primeiro gol da história do futebol profissional do Holanda.

Estreia gloriosa na primeira divisão


Em 2008, já na elite do Futebol Amazonense, conquistou o Torneio Início, evento realizado em apenas 1 dia e promovido pela Associação de Cronistas e Locutores Esportivos do Amazonas - ACLEA.
No campeonato amazonense da Série A, sagrou-se campeão do segundo turno, erguendo a Taça Cidade de Manaus. Disputou as partidas finais com o campeão do primeiro turno, o Fast, que há 37 anos não vencia o estadual e jogava por dois resultados iguais.
O Fast era franco favorito ao título, no primeiro jogo (disputado no dia 30 de abril), o Holanda empatou sem gols com o Fast.
Na partida decisiva (no dia 3 de maio), o Holanda surpreendeu e sagrou-se campeão do estadual ao vencer o Fast Clube por 1 a 0, no Vivaldão, em Manaus. O único gol da partida saiu aos dez minutos de jogo, marcado por Deurick.

Série C 2008 e Copa do Brasil 2009


O título estadual conquistado pelo Holanda lhe deu o direito de participar da Série C de 2008 e da Copa do Brasil de 2009. Na Série C, terminou em 27º lugar entre 63 clubes, tendo disputado a competição até a segunda fase, perdendo o direito de disputar a Série C de 2009(que classificava do 5º ao 20º lugar) por um ponto, que perdeu no jogo que terminou empatado contra o Luverdense.
Em sua primeira participação na Copa do Brasil em 2009, perde de virada em casa para o Coritiba por 2 a 1 no Vivaldão em Manaus, mas consegue o direito de fazer o 2º jogo em Curitiba. No segundo jogo, no Couto Pereira o Holanda foi superado pelo Coxa por 3 a 0 e é eliminado na primeira fase.

2009-2010

Rebaixamento à Série B amazonense

O sucesso do Holanda no Campeonato Amazonense em 2008 não se repetiu em 2009. Abalado pelos fracassos na Série C de 2008 e na Copa do Brasil de 2009, e sem poder atuar no município de Rio Preto da Eva por conta de reformas no Estádio Francisco Garcia, o Holanda fez uma péssima campanha, sendo rebaixado à Série B do amazonense de 2010. Ficou na 9º colocação entre 10 times, com 9 pontos ganhos. Em 2010 os laranjas não tiveram condições de disputar a Segunda Divisão estadual, pedindo licença das atividades.

Retorno

O Holanda retornou em 2011, para disputar novamente a divisão de acesso do Campeonato Amazonense, fazendo uma campanha modesta. Após o licenciamento do América, e a punição do Grêmio Coariense o clube conquistou automaticamente o acesso à primeira divisão.

2012
Em 2012 o clube voltou a primeira divisão. O Holanda lutou pela classificação às semifinais nos dois turnos, porém, nas duas oportunidades acabou ficando de fora das finais, sendo que apenas se garantiu na competição do ano de 2013.
13-14
Em 2013 e em 2014 o time repetiu a campanha de 2012 e apenas fez uma campanha para se manter na Série A, mas acabou rebaixado em 2014, com um 9º lugar e uma campanha bastante irregular.
2015
Com a ausência de competições de acesso à divisão principal em 2015, inscreveu-se na Copa Amazonas em 2015, competição que dava ao campeão a segunda vaga do Amazonas na Copa Verde do ano seguinte. Acabou ficando na terceira posição e não conseguiu a vaga. No final do ano anunciou que ficaria sem disputar competições profissionais no ano seguinte.

Série B de 2017

No final de 2016 anunciou, junto a outros três clubes, a participação na Série B do ano seguinte. Em busca do acesso à divisão principal, o clube anunciou também o técnico Carlos Prata e a comissão técnica ainda em 2016, porém, um semana após a apresentação, o técnico foi demitido e o auxiliar Sidney Bento foi promovido para ser o comandante da equipe na busca pelo acesso. Depois de uma disputa ponto a ponto com o Peñarol o clube foi homologado campeão da segunda divisão e garantiu seu acesso através da renúncia do clube itacoatiarense ao título como forma de homenagear Leão Braúna, dirigente dos Laranjas que faleceu naqueles dias.


Enviar um comentário

0 Comentários