Por Almir Otoni de Oliveira
No dia 11 de agosto de 1968, a Seleção Brasileira, representada pela Seleção Mineira, tendo como base o time do Cruzeiro, e comandada pelo técnico Lísio Juscelino Gonzaga, o Biju, derrotou a Argentina por 3 a 2 no Mineirão, com gols de Evaldo, Rodrigues e Dirceu Lopes, todos jogadores do Cruzeiro.
Era o primeiro confronto entre as seleções no Mineirão.
A Seleção era um time especial, composto apenas por jogadores dos clubes mineiros. O time do Cruzeiro, campeão da Taça Brasil dois anos antes, servia de base. Nove jogadores celestes começaram entre os titulares, Raul, Pedro Paulo, Procópio, Zé Carlos, Natal, Evaldo, Tostão e Rodrigues. O Atlético contribuiu com Djalma Dias e Oldair, titulares, além de Hélio, Humberto Monteiro, Vânder, Amauri e Tião. Ainda houve os jogadores do América, Dirceu Alves, que entrou no segundo tempo, e Vanderlei, os jogadores do Formiga, Gílson e Cristóvão, do Uberlândia, Ferreira, e do Uberaba, Valtinho.
Carlyle Guimarães (ex-jogador do Atlético, Fluminense e Seleção Brasileira) e Jota Júnior, jornalistas mineiros, auxiliaram o Biju (ex-supervisor do América).
A Argentina de José María Minella entrou em campo com Roberto Perfumo, que viria jogar no Cruzeiro em 1971, Alfio Basile, Héctor Yazalde, Rodolfo Fischer, que viria jogar no Botafogo em 1971, e Carlos Veglio, que levaria o Boca Juniors à sua primeira conquista da Taça Libertadores em 1978 numa disputa com o Cruzeiro.
Há um notável histórico de confrontos entre os rivais em Belo Horizonte. Desde setembro de 1965, quando o Mineirão foi inaugurado, numa partida entre a Seleção Mineira e o River Plate, equipe argentina.
Brasil e Argentina se enfrentaram no Mineirão por seis vezes. O Maracanã só recebeu um clássico a mais durante o mesmo período, enquanto foram somente dois em São Paulo e Porto Alegre.
O Mineirão é o palco ideal. São cinco vitórias e um empate no retrospecto diante da Argentina.
1968 - 3 x 2 (partida amistosa) - Evaldo, Rodrigues e Dirceu Lopes
1975 - 2 x 1 (fase final da Copa América) - Nelinho (2)
2004 - 3 x 1 (Eliminatórias) - Ronaldo (3)
2008 - 0 x 0 (Eliminatórias)
2016 - 3 x 0 (Eliminatórias) - Coutinho, Neymar e Paulinho
2019 - 2 x 0 (Copa América) - Gabriel Jesus e Roberto Firmino
1975 - 2 x 1 (fase final da Copa América) - Nelinho (2)
2004 - 3 x 1 (Eliminatórias) - Ronaldo (3)
2008 - 0 x 0 (Eliminatórias)
2016 - 3 x 0 (Eliminatórias) - Coutinho, Neymar e Paulinho
2019 - 2 x 0 (Copa América) - Gabriel Jesus e Roberto Firmino
0 Comentários