![]() |
Sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai Getty Images |
“Nós nos reunimos faz duas ou três semanas com os médicos da comissão técnica e com os médicos da seleção de cada país com o objetivo de criar um protocolo e para que cada um desse o seu ponto de vista. Terminamos um plano de trabalho, um plano de recomendação médica diante desta pandemia e para o retorno do treinamento”, afirmou o chefe do departamento médico da Conmebol, Dr. Osvaldo Pangrazio.
Em um diálogo com o programa uruguaio Vamos que Vamos, Pangrazio disse que o protocolo ia se tornar público, mas acharam melhor enviar a comissão médica da FIFA. Ele foi enviado no última segunda-feira (20) e nesta quarta-feira (22) tiveram uma reunião virtual. Esperam um retorno do órgão máximo do futebol nesta sexta.
“Esta quarta-feira trabalhamos duas horas online com o diretor médico da FIFA e com os diretores médicos de cada confederação. Cada um deu o seu ponto de vista, a FIFA reafirmou que a Conmebol é a única que tinha um protocolo, agradeceu o gesto, mas esperamos trabalhar em conjunto estes dias para comunicar ao meio esportivo uma esperança para o retorno dos treinamentos”, explicou Pangrazio.
“Dentro da comissão técnica da Conmebol, nosso objetivo é considerar as avaliações de risco para que o futebol surja de forma segura. Só pode acontecer isso se tivermos evidências, recomendações médicas e protocolos. Não podemos ficar sentados e não termos uma previsão e dar esperança ao jogador de futebol para voltar aos treinamentos. O primeiro e fundamental é chegar o treinamento antes da competição”, completou.
O doutor disse que antes de voltar a competição se deve dar passos seguros dia a dia e que isso poderá ajudar o psicológico do jogador. “O que faria se ninguém me der esperança e estou a algumas semanas de quarentena? Temos que ser proativos, e por isso a Conmebol pois a disposição de todos esta recomendação que é muito importante, alguém precisa dar um passo.
No protocolo também se ordena que a utilização deve ser em turnos e que cada material utilizado precisa ser desinfectado depois da utilização. Toda a roupa deve ser lavada logo depois de cada treinamento, sendo que ela deve ser feita em temperatura alta.
“Esta pandemia demonstrou um problema da saúde. É um protocolo fácil e sensível, do ponto de vista médico. Há questões que precisamos ter em conta, se inicia toda uma pré-temporada, com análise de sangue, cuidado clínico e implemento de estudos cardiológicos e estudos pulmonares”, completou Pangrazio.
Também manifestou que falou com colegas europeus, em particular com o diretor médico da Uefa: “Uma resposta que ele nos disse é, ‘maior prevenção, menor o contágio’. É categórico. Os melhores estandartes de higiene continuarão, seis meses ou um ano. Também estamos aprendendo outra metodologia de vida, mas limpa e mais clara. Isso nos vai servir no futuro.”
Falando sobre o futuro, Pangrazio disse que primeiro precisa ter uma fase prévia: os treinamentos com grupos reduzidos. “Isto é muito dinâmico e as definições virão a partir das políticas e das decisões do ministério de saúde de cada país”, afirmou.
Sobre a possibilidade da Copa Libertadores ou das Eliminatóris da Copa do Mundo começarem em setembro, Pangrazio disse que o assunto não foi tema da reunião.
“Não falamos deste tema porque focamos na necessidade de cada equipe. Então a primeira necessidade é logicamente que cada país cumpra com as medidas sanitárias e siga as resoluções dos ministérios. Com respeito ao público não se pode decidir nada, só cuidamos do protocolo para os jogadores”, completou.
Fonte: ESPN

LIU PNEUS
Arcoverde,Bezerros,Caruaru,Garanhuns e Santa Cruz do Capibaribe.

Arcoverde,Bezerros,Caruaru,Garanhuns e Santa Cruz do Capibaribe.
0 Comentários