OS CLUBES ESTÃO PERDENDO AS SUAS IDENTIDADES (COISAS DE MARQUETEIROS DE PLANTÃO) -IS


Por Ival Saldanha

A camisa de um clube, mesmo que não seja a principal de um padrão tradicional, é a sua identidade perante os torcedores, e representa a história da sua vida. O marketing dos fabricantes tem produzido verdadeiros monstrinhos em seus laboratórios, apresentando camisas apesar de bonitas, mas quase sem nenhuma referência dos clubes que as estão usando. Algumas tem até uma certa visão psicodélica. Muitos times perderam o rumo, e estão utilizando camisas que não tem nada que se pareça com as suas bandeiras. Hoje, pude ver a nova camisa do meu Sport querido. O terceiro uniforme do Sport, modernamente chamada de "retrô". Mas, perguntar não ofende: E onde está a cor preta do "Vermelho e Preto" tradicional do Sport nesta camisa? O dito vermelho não é aquele "vermelho sangue de luta" e a cor preta não aparece em nenhum lugar. Se pode ver apenas uma cor meio bordô com traços de um dourado amarelado. Uma bela camisa é verdade, porém se não fosse pelo antigo escudo do Sport que pouca gente conhece, ninguém diria que é uma camisa do Leão da Ilha do Retiro. Bonita, mas meio estranho essas cores. O que me leva a pensar que é uma camisa feita apenas para fazer "caixa" nos cofres do clube. Nada mais. Tradição do clube? Deixa prá lá!! Acho que sou eu que estou ficando meio velho, São coisas do futebol brasileiro e dos seus marqueteiros de plantão.

Enviar um comentário

0 Comentários