DE OLHO NO PASSADO DO FUTEBOL PERNAMBUCANO - ESTÁDIOS - PRIMEIRO ESTÁDIO DO SPORT ( ANTES DA ILHA DO RETIRO ) -IS

 
Por Ival Saldanha

Quando o futebol foi introduzido em Pernambuco, no ano de 1905, os jogos eram disputados no campo do Derby, então chamado “Campina do Derby”, e no “Parque Santana”. O campo do Derby ainda existe. Lá foi erguido inclusive um monumento alusivo à realização da 1ª partida de futebol no Recife. Este campo ficava na Praça do Derby, em frente ao Quartel da Polícia Militar, responsável por sua manutenção. O campo do Parque Santana não existe mais. Ficava localizado nas imediações do Hiper de Casa Forte.
Antes da Ilha do Retiro, o Sport teve outro estádio, o primeiro com esse status no Recife, onde atuou 235 vezes. Entre 1918 e 1937, o Campo da Avenida Malaquias, que pertenceu ao Sport de 1918 até 1937. Logo na esquina com a Avenida Rosa e Silva foi o principal praça esportiva da cidade, recebendo até oito mil espectadores. Tudo por causa da estrutura, de 75 metros de comprimento e 40 metros de largura, trazida de navio para a capital pernambucana. Sim, a arquibancada de madeira e ferro foi comprada. No Rio de Janeiro, o Fluminense se desfez de seu antigo estádio após construir as Laranjeiras, na época o maior palco do Brasil. Na Avenida Malaquias, a Seleção Brasileira jogou cinco vezes, perdendo uma vez, para o Santa Cruz. O Leão ganhou o seu primeiro tricampeonato, em 1925, na Malaquias. Mas, um dos jogos mais importantes da história do estádio aconteceu em 1919, quando o Santa Cruz ganhou do Botafogo do Rio de Janeiro por 3 x 2, em 30 de janeiro. Aquela vitória foi comemorada na cidade como um título, pois foi a primeira vez que um time nordestino conseguiu bater um clube carioca.


* OBS: O local onde ficava localizado o antigo campo do Sport da Avenida Malaquias, hoje está ocupado por prédios e avenidas. E o local onde foi o campo da Jaqueira é parte, hoje, do Parque da Jaqueira, um dos pulmões da cidade do Recife.


Enviar um comentário

0 Comentários