Muito se fala dos feitos de Pelé pela seleção brasileira, mas pouco se fala dos feitos de Pelé pelo Santos.

Por Henrique Leão
Alguns questionam o fato de Pelé nunca ter ido jogar na Europa, porém ninguém fala do alto nível dos times sul-americanos da época. Tanto que os times sul-americanos ganharam mais mundiais do que os europeus na década de 60/70.
O Santos deu literalmente um baile em 3 campeões da Champions. Foi bicampeão mundial contra Benfica de Eusébio e Milan de Cesare Maldini. Além de ter sido campeão da recopa Intercontinental contra a Inter de Milão de mazzola, que na época eram bicampeões da Champions e tricampeões do campeonato italiano. Pelé marcou 5 gols contra o Benfica e 2 gols conta o Milan. Contra a Inter deu uma assistência para toninho marcar o gol da vitória.
A nível continental com o Santos, ganhou 2 libertadores, uma contra o Penarol que era bicampeão da libertadores e campeão mundial e contra o Boca Juniors em plena bombonera. Pelé marcou em ambas finais.
A nível nacional ganhou 6 brasileiro, 10 paulistão e 3 copa rio-sp. Somando um total de 24 títulos com a camisa do Santos e mais de 600 gols oficiais. Se formos contar amistosos, são mais de 1000 gols com a camisa alvinegra.
Pelé fez história tanto a nível de seleção, como a nível de clubes.





Enviar um comentário

0 Comentários