Pelé é homenageado na abertura da cerimônia do prêmio Fifa The Best

O lendário jogador brasileiro, morto em dezembro de 2022, abriu o evento da entidade. Rei do Futebol foi homenageado por outros grandes nomes do futebol brasileiro

Por  Correio Braziliense

<i>(Foto: FRANCK FIFE / AFP)</i>
No prêmio de consagração de uma temporada, um nome de toda uma vida não poderia deixar de ser homenageado. Morto em dezembro, aos 82 anos, Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, foi relembrado pela Federação Internacional de Futebol (Fifa), durante o The Best, honraria aos melhores de 2022, nesta segunda-feira (27/2), em Paris, na França.

"Sentimos uma saudade imensa, mas é eterno. Estará sempre conosco, como rei do futebol" relatou o presidente da entidade, Gianni Infantino, no discurso de abertura da cerimônia. O executivo também agradeceu a alguns dos familiares da lenda, presentes na sede do evento.

Em seguida, a entidade mostrou um vídeo com momentos históricos da carreira do jogador e com frases icônicas narrado pela voz do eterno camisa 10. No final do arquivo, apareceu uma imagem de um dos responsáveis da conquista brasileira da Taça Jules Rimet, posada com o atacante.

O primeiro nome chamado a falar em memória de Edson Arantes do Nascimento foi Ronaldo. "Um atleta que serviu de inspiração para mim m e para o futebol. Nos anos 1950, ele já era completo. Quando tive minha primeira lesão no joelho, ele me visitou em casa. Dois anos depois ele estava em um momento feliz, quando ganhamos a copa do mundo na Coreia e no Japão. Pelé foi o maior dentro de campo e deixou um legado enorme para a sociedade", disse o ex-atleta, que chegou a ser criticado por não comparecer ao velório do Rei.

Em seguida, o companheiro de campo na Seleção Brasileira e rival em clubes pelo Botafogo, Jairzinho, também destacou o tamanho do maior referente santista. "Estou feliz em ouvir um reconhecimento a um dos maiores artistas de todos os tempos. Pelé era um espelho de todas as funções que um atleta tem a desenvolver", destacou o tricampeão mundial.

Esposa de Pelé, Márcia Aoki subiu ao palco, recebeu uma premiação especial da Fifa e discursou, em inglês e bastante emocionada, sobre o marido. "É uma honra estar aqui, neste tributo da Fifa ao Edson Arantes, o Pelé. Tenho algumas palavras para dizer: Deus nos deu o Edson, e o Edson nos deu Pelé. E o mundo tão bem recebeu ambos. Estas são as palavras que tenho de agradecimento", disse. A empresária chorou bastante na homenagem, principalmente na apresentação musical protagonizada por Seu Jorge.

Créditos: esportesdp.com.br




Enviar um comentário

0 Comentários