O lendário jogador brasileiro, morto em dezembro de 2022, abriu o evento da entidade. Rei do Futebol foi homenageado por outros grandes nomes do futebol brasileiro
No prêmio de consagração de uma temporada, um nome de toda uma vida não poderia deixar de ser homenageado. Morto em dezembro, aos 82 anos, Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, foi relembrado pela Federação Internacional de Futebol (Fifa), durante o The Best, honraria aos melhores de 2022, nesta segunda-feira (27/2), em Paris, na França.
"Sentimos uma saudade imensa, mas é eterno. Estará sempre conosco, como rei do futebol" relatou o presidente da entidade, Gianni Infantino, no discurso de abertura da cerimônia. O executivo também agradeceu a alguns dos familiares da lenda, presentes na sede do evento.
Em seguida, a entidade mostrou um vídeo com momentos históricos da carreira do jogador e com frases icônicas narrado pela voz do eterno camisa 10. No final do arquivo, apareceu uma imagem de um dos responsáveis da conquista brasileira da Taça Jules Rimet, posada com o atacante.
O primeiro nome chamado a falar em memória de Edson Arantes do Nascimento foi Ronaldo. "Um atleta que serviu de inspiração para mim m e para o futebol. Nos anos 1950, ele já era completo. Quando tive minha primeira lesão no joelho, ele me visitou em casa. Dois anos depois ele estava em um momento feliz, quando ganhamos a copa do mundo na Coreia e no Japão. Pelé foi o maior dentro de campo e deixou um legado enorme para a sociedade", disse o ex-atleta, que chegou a ser criticado por não comparecer ao velório do Rei.
Em seguida, o companheiro de campo na Seleção Brasileira e rival em clubes pelo Botafogo, Jairzinho, também destacou o tamanho do maior referente santista. "Estou feliz em ouvir um reconhecimento a um dos maiores artistas de todos os tempos. Pelé era um espelho de todas as funções que um atleta tem a desenvolver", destacou o tricampeão mundial.
Esposa de Pelé, Márcia Aoki subiu ao palco, recebeu uma premiação especial da Fifa e discursou, em inglês e bastante emocionada, sobre o marido. "É uma honra estar aqui, neste tributo da Fifa ao Edson Arantes, o Pelé. Tenho algumas palavras para dizer: Deus nos deu o Edson, e o Edson nos deu Pelé. E o mundo tão bem recebeu ambos. Estas são as palavras que tenho de agradecimento", disse. A empresária chorou bastante na homenagem, principalmente na apresentação musical protagonizada por Seu Jorge.
Créditos: esportesdp.com.br
0 Comentários