Puskás: Marcin Olesky leva o prêmio de golaço da temporada 2021/22

Polonês, que tem a perna esquerda amputada, faturou o troféu nesta segunda-feira (27/2), na cerimônia do The Best, em Paris, na França

Por  Correio Braziliense

<i>(Foto: FRANCK FIFE / AFP)</i>

O golaço da temporada 2021/22 é do polonês Marcin Olesky. Nesta segunda-feira (27/2), o jogador, que tem a perna esquerda amputada, foi condecorado com o troféu Puskás, na cerimônia de gala em Paris, na França. Ele acertou um belo voleio com a camisa do Warta Poznan contra o Stal Rzeszow

“É difícil para mim imaginar receber esse prêmio, mas estou aqui recebendo essa honraria por um dos gols mais bonitos do mundo. Agradeço aos meus familiares, pessoas mais próximas que me ajudaram a passar por cima das dificuldades”, discursou.

Olesky tinha a concorrência de um brasileiro pelo prêmio. Ele superou o atacante Richalison, que acertou voleio na partida contra a Sérvia, na estreia da Copa do Mundo. O Brasil não leva o troféu desde 2015, quando Wendell Lira faturou com o golaço pelo Goianésia. Quatro anos antes, Neymar havia levado após pintura pelo Santos.

Para Olesky, o título é a materialização do esforço. Ele foi jogador durante a adolescência até sofrer um acidente que mudou a realidade. Aos 23 anos, foi vítima de um carro desgovernado que acertou máquinas próximas, que lhe esmagaram as pernas.

O polonês ficou dois anos em uma cadeira de rodas antes de começar a andar com muletas e retornar aos gramados. "A primeira vez que chutei uma bola depois do acidente foi com meu filho, Tomasz, e fiquei muito, muito feliz", explica. “Também foi como uma virada para mim. Voltei a treinar e depois comecei a jogar futebol para amputados”, contou em depoimento à Fifa.

Os vencedores do Prêmio Puskás

2009 - Cristiano Ronaldo (Manchester United)
2010 - Hamit Altintop (Turquia)
2011 - Neymar (Santos)
2012 - Miroslav Stoch (Fenerbahçe)
2013 - Zlatan Ibrahimovic (Suécia)
2014 - James Rodríguez (Colômbia)
2015 - Wendell Lira (Goianésia)
2016 - Mohd Faiz Subri (Penang FA)
2017 - Olivier Giroud (Arsenal)
2018 - Mohamed Salah (Liverpool)
2019 - Daniel Zsóri (Debreceni)
2020 - Son Heung-min (Tottenham)
2021 - Erik Lamela (Tottenham)

Créditos: esportesdp.com.br



Enviar um comentário

0 Comentários