Há dois dias atrás postei um texto sobre o Escudo do Santa Cruz. Agora chegou à vez de escrever sobre o Escudo do Náutico. A origem do clube remonta a 1897, quando um grupo de praticantes de remo participou da recepção das tropas pernambucanas que haviam lutado na Guerra de Canudos, daí o simbolismo dos remos no primeiro Escudo do Náutico. As primeiras cores adotadas pelo clube foram o azul e o branco. Com a entrada do futebol em 1901, suas cores foram alteradas para o vermelho e branco atual.
O Náutico já mudou algumas vezes de Escudo, mas sempre mantendo alguns elementos-chave. O primeiro da fundação do clube fazia referência ao remo, esporte que deu origem à instituição. Trazia dois remos, uma âncora e as iniciais CNC (de Clube Náutico Capibaribe). Os remos e o diagrama CNC foram mantidos nos escudos posteriores.
Mudou depois 1931 com o formato da bandeira do clube e com uma bola de futebol como novo elemento. Em 1969, com os seis títulos do Hexa. Em 1996, o mastro da bandeira saiu de cena, mantendo-se somente a flâmula, com a inclusão, pela primeira vez, do nome do clube na parte inferior. Esse escudo durou 13 anos. Em 2008, o design foi modernizado, com o reforço da cor vermelha e a substituição do Náutico pela data de fundação (1901). Em 2010, o escudo sofreu mais algumas alterações, sendo a principal a inclusão de mais uma estrela, em referência ao título pernambucano conquistado no ano do centenário, outra marca exclusiva no estado que permanece até hoje.. Que todos os torcedores alvirrubros que honrem a história do Escudo do seu Clube.
0 Comentários