COISAS DO FUTEBOL BRASILEIRO ( POR QUE A CAMISA 24 É "PROIBIDA" NO FUTEBOL BRASILEIRO? )


Por Ival Saldanha

Outro dia li uma excelente matéria do jornalista Mário André Monteiro-IG, publicada pelo jornal "O DIA". Tratava de um assunto polêmico que é a homofobia no futebol. O número 24 é praticamente proibido para jogadores do futebol brasileiro. Na verdade no geral da sociedade. A explicação mais plausível para isso é folclórica, e com uma referência de mais de 100 anos.
No popular "Jogo do Bicho" , o número destinado ao veado é a 24ª. Ou seja no ambiente machista que existe no futebol, foi relacionado a homossexualidade.

Nos torneios sul-americanos, a Conmebol obriga os clubes a terem um jogador com a camisa 24. Mas, por aqui no Brasil esta é uma camisa que parece ser proibida. Tem tudo que é número: do número 1 até o 100 em algumas ocasiões.

Gustavo Andrada Bandeira, doutor em educação pela UFRGS é autor de um livro com esse tema, e ao ser ouvido, disse que: os jogadores buscam se afastar de tudo que questiona a sua masculinidade afim de evitar qualquer desgaste com torcedores. Para esses, o atleta não pode apenas jogar bem, tem que jogar bem e representar uma masculinidade que é uma masculinidade não homossexual", afirmou.
No Brasil o preconceito é grande, e a homofobia não é novidade em nosso futebol. No dia em que o melhor jogador de um time usar a camisa 24, certamente isso irá acabar, o que aliás é uma grande imbecilidade.


Enviar um comentário

0 Comentários