Com destaque no setor ofensivo, Náutico tem evolução necessária para chegar na última rodada na briga pela classificação

Timbu perdeu apenas um dos últimos 10 jogos e conquistou duas vitórias seguidas pela primeira vez na Série C

Por  Caio Antunes

<i>(Foto: Rafael Vieira / DP Foto)</i>
Náutico consegue sequência de vitórias inédita nesta Série C (Foto: Rafael Vieira / DP Foto)

Antes da chegada do técnico Bruno Pivetti, o Náutico vivia uma Série C cercada de incertezas e com o torcedor temendo um eventual rebaixamento para a última Divisão Nacional. Apesar de oscilações no meio do caminho, a realidade alvirrubra mudou com o comando do novo técnico e a equipe subiu de produção coletiva e individualmente. Nos últimos 10 jogos da Terceirona, Timbu perdeu apenas em uma oportunidade, para o Ypiranga-RS, com mais cinco empates e quatro vitória no período.

Principal fator da evolução alvirrubra vem do sistema ofensivo. O Náutico chega para última rodada, com o segundo melhor ataque da competição, com 32 gols marcados em 18 partidas disputadas. Desde a chegada de Pivetti, Timbu marcou pelo menos dois gols, em sete das 11 partidas em que disputou com o novo técnico.

Forte ataque é puxado pelo centroavante Paulo Sérgio. Atacante alvirrubro chegou à marca de 10 gols nesta Série C, no último sábado (17), se tornando artilheiro isolado da competição.  Em entrevista coletiva após a goleada contra o Ferroviário, o técnico Bruno Pivetti elogiou o artilheiro alvirrubro e falou sobre evolução da sua equipe na Série C, admitindo oscilações no Campeonato.

“O Paulo é um jogador extraordinário, que tenho o prazer de estar trabalhando junto. Tem uma importância extrema na nossa equipe, como tem todos os outros jogadores, que fizeram nosso coletivo se fortificar. É claro que tivemos oscilações e a batalha foi contínua para ela ser de uma maneira menos intensa. O Paulo tem um papel fundamental para nós, tanto no aspecto ofensivo, porém mais importante do que isso, é nossa equipe oferecer as oportunidades de gol para ele, como oferece para o Mezenga e os demais jogadores” explicou o comandante alvirrubro.
 

<i>(Foto: Rafael Vieira / DP Foto)</i>
 
Além do artilheiro, todo o sistema ofensivo alvirrubro teve notada evolução na reta decisiva da primeira fase, contribuindo para o segundo melhor ataque da competição. Como é o caso do meia Patrick Allan, pouco utilizado com Mazola Júnior, antecessor de Pivetti, Patrick é peça fundamental da engrenagem ofensiva alvirrubra, contribuindo com cinco participações para gol nos últimos seis jogos da Série C. Meia foi titular em sete dos últimos oito duelos da equipe.

O volante Marco Antônio é mais um atleta que voltou a ganhar oportunidades com Bruno Pivetti, sendo titular nas últimas sete partidas da equipe. Além de pilar no meio-de-campo, Marco Antônio se tornou um volante mais ofensivo e balançou as redes três vezes nos últimos dois jogos.
 
<i>(Foto: Rafael Vieira / DP Foto)</i>
 
Os demais atletas do meio para frente; Sousa, Gustavo Maia e Bruno Mezenga, também vem ganhando sequência como titulares no Náutico. O volante Sousa foi titular nas últimas 10 partidas da equipe alvirrubra, enquanto o atacante Gustavo Maia atuou nos últimas oito jogos. O centroavante Bruno Mezenga por sua vez, atuou em seis das últimas sete partidas, marcando quatro gols no período.

Com meio formado por Sousa, Marco Antônio, Patrick Allan, Gustavo Maia e dupla de ataque com Paulo Sérgio e Bruno Mezenga, Bruno Pivetti achou o seu “time ideal” do meio para frente, e com todos disponíveis para atuar, o sexteto foi repetido em quatro ocasiões nesta Série C. Encaixe achado pelo treinador foi principal fator para reação da equipe na tabela, principalmente pelas mudanças na linha defensiva, especialmente debaixo das traves.

Após inédita sequência de duas vitórias seguidas nesta Série C e combinações de resultados, o Náutico depende só de si mesmo para conquistar classificação para a segunda fase da competição. Timbu faz confronto direto contra o Londrina no próximo sábado (24), às 17h, no estádio do Café no Paraná, pela 19ª rodada da Terceirona. Atualmente em 9º lugar, com a vitória o Náutico ultrapassaria o próprio Londrina e garantiria vaga no G8, grupo classificatório para o quadrangular de acesso para a Série B.


Crédito: esportesdp.com.br



Enviar um comentário

0 Comentários