A temporada de 1979 terminava 45 anos atrás com tudo definido

 AUTOMOBILISMO 


Por Max David

A Ferrari havia tido uma temporada perfeita, com os dois títulos em jogo conquistados e Gilles Villeneuve já definido como vice-campeão, atrás do campeão Jody Scheckter. O final de semana na região de Nova Iorque foi marcada pela chuva e uma das histórias mais conhecidas de Gilles Villeneuve ocorreu na sexta-feira, quando a pista estava completamente alagada e ele colocou vários segundos sobre Scheckter e os demais, deixando todos no autódromo boquiabertos. Porém, o sábado teria pista seca.

Alan Jones confirmava a boa fase da Williams na segunda metade do ano com mais uma pole, com seu futuro rival completando a primeira fila: Nelson Piquet e seu Brabham, agora com motor Cosworth. O domingo teria clima instável e a largada foi com pista molhada, com Gilles Villeneuve pulando da segunda fila para primeiro. Jones e Villeneuve iniciam uma disputa inesquecível, com o australiano efetuando uma belíssima ultrapassagem sobre o canadense. Porém, a pista secava e Gilles fez sua parada para colocar pneus slicks normalmente, enquanto Jones sofreu com um pit-stop calamitoso da Williams Racing, que acabou fazendo o australiano abandonar com um pneu solto.

O ritmo dos dois era tal, que Villeneuve reassumiu a liderança com quase um minuto de vantagem sobre Arnoux. Mesmo Jody Scheckter tendo merecido o título em 1979, outros pilotos mereciam destaque. Alan Jones era o piloto com o maior número de vitórias na temporada e mostrava todo o potencial da Williams para 1980. Mesmo com o vice-campeonato, essa vitória em Watkins Glen apenas confirmava o que muitos diziam na época: Gilles Villeneuve tinha sido o melhor piloto de 1979.



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