![]() |
COLÔNIA/JUPI - Nesse domingo 21 de setembro o Criciúma Esporte Colônia está comemorar 30 anos de história. Fundado no ano de 1995 o time que tem como mascote o tigre marcou a inovação do futebol na comunidade da Colônia, sendo a primeira equipe sediada no povoado.
Presidente: Antonio Marcelo da Silva
Coo Presidente: Marcos Valentim e Moacir Valentim.
Treinador: Gilberto Cadete desde de 2005.
Presidente anterior: José Valentim ( Zé ouro in memória.
Treinadores anterior: José Maria da Silva, José Garcia , Moacir Valentim, Juraci Miguel da Silva in memória.
Principais rivais: Grêmio e Nacional.
Títulos: Terra campeão Jupiense categoria titular, 2010, 2012, 2019 e 2023,
Campeão Sãobentense 2018, campeão da supercopa da região 2022
Campeão da copa Jupi 2022.
Título do Aspirante: Campeão da supercopa da região 2023 e campeão Jupiense 2024.
Autor do primeiro gol: Marcos Antonio da Silva ( Marcos de Rita).
História:
O Criciúma Esporte Clube Colônia
O dia 21 de Setembro de 1995 aconteceu uma revolução no futebol da Comunidade da Colônia: foi fundado o Criciúma Esporte Clube Colônia. Um novo capítulo seria escrito na história do futebol dessa localidade, momento inovador e necessário naquele momento em que Colônia estava em ascensão no setor sócio econômico com a produção de farinha comandada por João Fernandes da Silva ( João Zito). O crescimento populacional da comunidade na parte que corresponde ao povoado começou a alavancar naquele período e o futebol se encaixa nesse contexto como parte importante do crescimento local. O principal ponto de uma comunidade demorar anos para ter um time ter uma agremiação representativa de um esporte que desse do fina da década de 1960 fazia parte da cultura do lazer talvez poderia ser considerado um equívoco, mais como diz o ditado tudo é no seu tempo.
A ideia de se criar uma nova equipe de futebol em terras colona surgiu quando três agricultores desportistas estavam colhendo mandioca no local onde hoje funciona a arena José Valentim ( ourão): José Manoel da Silva ( Zé Peinha), Moacir Valentim e Severino Pedro da Silva ( Galego Herculano) tiveram essa brilhante ideia e levaram para os moradores da Colônia em ter um lazer de ver a equipe disputar competições a nivel local e regional.
0 Comentários