| FOTO: Genival Paparazzi |
![]() |
Um castigo que a torcida leonina não merecia. / Estava escrito / Erro de cálculo. / A frieza dos números. / Nove contra onze / Tempo difícil / Jogando por jogar / Gesto louvável / Jota Menezes
UM CASTIGO QUE A TORCIDA LEONINA NÃO MERECIA
Não é nem pra leão, é pra elefante. Ver o Sport ser rebaixado em seu domicílio por um inimigo figadal, como definiu o ex-presidente Luciano Bivar, referindo-se ao Flamengo, foi um castigo que a torcida do rubro-negro pernambucano não merecia. E do qual nunca se livrará, pelo menos mentalmente.
ESTAVA ESCRITO – As leis que engendram o jogo da bola decretaram a pena máxima para o eterno lanterna da Série B do Campeonato Brasileiro de 2025. Perder por 5 x 1 para o Urubu extrapolou todos os cálculos feitos desapaixonadamente antes do jogo.
ERRO DE CÁLCULO – A goleada sofrida pelo tricampeão pernambucano vai ficar como uma amarga punição para o mais do que centenário Sport Club do Recife, que errou feio na estratégia armada ao longo do Brasileirão, visando à permanência entre os notáveis.
A FRIEZA DOS NÚMEROS – Daqui para a frente, quem se detiver a levantar o retrospecto entre os dois clubes, vai encontrar esse placar descomunal, que macula a tradição leonina. O problema é que a estatística traz apenas a contagem do jogo – 5 x 1.
NOVE CONTRA ONZE – Não haverá qualquer citação ao fato de o Sport ter aberto o marcador, e estar vencendo por 1 x 0, quando tinha um homem a menos, posto que Ayrton Lucas havia sido expulso. E antes do encerramento do primeiro tempo, com a contagem parcial de 1 x 1, o Leão teve outro jogador, Ramon Menezes, excluído da partida. O destino do jogo estava traçado. Só que os números não falam.
TEMPO DIFÍCIL – Não sou de preconizar nem torcer pela desgraça de ninguém. Mas se o tempo já estava ficando turvo para os lados da Praça da Bandeira, o que se espera é uma trovoada. Velhos e novos rubro-negros estão inconformados com o rebaixamento, já sacramentado, à Série B não aceitam o fracasso.
JOGANDO POR JOGAR – E os jogadores? Com que cara vão descer no Rio de Janeiro para enfrentar o Botafogo nesta terça-feira (18)? O time não tem mais futuro este ano, embora ainda enfrente Vitória (em casa), Santos (fora), Bahia (fora) e Grêmio (casa).
GESTO LOUVÁVEL – Entre as coroas de flores expostas no velório do desportista Milton Bivar havia uma em nome do técnico Jair Ventura. Atualmente dirigindo a equipe do Vitória da Bahia, o filho do campeão do mundo Jairzinho (1970), comandou o Leão da Ilha de 2020 a 2021, época em que o clube era comandado por Milton.
JOTA MENEZES – Outra figura que por um bom tempo foi ligada ao futebol, que também nos deixou, foi o jornalista Jota Menezes. Irmão do narrador Antônio Menezes, ambos vindos de João Pessoa, atuou na Rádio Clube e no Jornal do Commercio. Depois fez parte da geral, incluindo futebol, da sucursal pernambucana d’O Globo, no tempo do saudoso Ronildo Maia Leite. José Menezes era seu nome, e pelo fator de irmão ter o apelido de Leão, ele passou a ser o Tigre, na intimidade do trabalho e da pensão onde residíamos. Ao seu filho, também jornalista, Sílvio Menezes, do JC, especializado em autos e aos demais familiares, meus votos de pesar. Jota Menezes era um contido torcedor do Sport.



0 Comentários