Campeonato Chinês de Futebol com mais da metade


Por Fábio Tubino

RIO DE JANEIRO - O Campeonato Chinês de Futebol começa com mais da metade dos times com pontos negativos, incluindo o atual campeão. É uma punição por corrupção e resultados combinados.

Além das sanções a 9 dos 16 clubes da 1ª divisão, outros 4 clubes da 2ª divisão também iniciam com pontos negativos. Junto às multas aplicadas, essas são as punições coletivas.

Há ainda punições individuais para 73 pessoas que foram proibidas de trabalhar com o Esporte pelo resto da vida.

Uma dessas pessoas é Li Tie, um dos craques da história do país, que disputou a Copa do Mundo de 2002 (única da história da China) e chegou a jogar na Inglaterra, defendendo o Everton. Entre 2019 e 2021, foi treinador da seleção chinesa

Vale relembrar que, aproximadamente entre 2015 e 2019, a Liga chinesa teve um momento promissor contratando jogadores de perfil internacional entre eles, vários brasileiros, como Hulk e Oscar.

Isso tudo era impensável há cerca de 10 anos, quando Xi Jinping, afirmava que a China encontraria seu Messi ao introduzir Futebol no currículo das escolas. Era uma questão de tempo até que a própria China sediasse uma Copa do Mundo.

A realidade agora é bem diferente.



Enviar um comentário

0 Comentários