DE OLHO NO PASSADO DO FUTEBOL PERNAMBUCANO ( DUDINHA GOLEIRO DO CENTRAL DE CARUARU) -IS


Por Ival Saldanha

O já quase falido Campeonato Pernambucano de Futebol neste ano de 2021 deverá começar no dia 28 de fevereiro. Diante dessa notícia, fiquei pensando o quanto Pernambuco um dia, já foi um celeiro de grandes jogadores e o seu Campeonato era realmente empolgante. E hoje cito um desses grandes jogadores. Ele era Goleiro. Desde Manga que defendeu o Sport, depois se transferindo para o Botafogo, chegando a Seleção Brasileiro, até hoje como o Magrão que passou pelo Sport, houve um tempo que os grandes Goleiros extrapolaram as fronteiras do Recife, como lá em Caruaru no tempo em que o Central não era apenas um time coadjuvante e falido no Campeonato Pernambucano e possuía um time de primeira. Era a década de 1960. E no gol do Central, lá estava DUDINHA. Dudinha foi o maior Goleiro do Central de todos os tempos e um dos maiores de Pernambuco. Foi o único Goleiro que conheço que chegou a jogar cerca de 55 minutos de um jogo com um olho tapado por uma bandagem, em função de uma pancada no início do jogo. Aconteceu durante as finais do campeonato pernambucano de 1961 entre Central e Sport em Caruaru. O Sport. era favorito ao título. O árbitro era o Sr. Sebastião Rufino. O Central tinha um timaço e estava invicto. O Sport então era uma seleção a começar por Manga no arco. E ainda tinha Alemão, Tomires, Betancour, Laxixa, Traçaia, Djalma. Jogo duro. Então acontece o improvável e o pior: O atacante rubro negro Osvaldo atinge o rosto de Dudinha. Dudinha que cai no chão se contorcendo em dores. Sebastião Rufino que era o árbitro manda ele se levantar: “Deixa de cera!”
Dudinha levanta e grita que perdeu a visão do olho direito. Rufino manda bater o tiro de meta. O Dr. Miranda médico do Central entra em campo. Dudinha está cego. Rufino faz proposta ao técnico Gilberto, do Central. “Tira ele um pouco e depois ele volta”. Waldemir vai para o gol.
O Central fica com dez homens e mesmo assim marca o primeiro gol: Pedrinho. Loucura em Caruaru. E não´é que Dudinha volta enxergando duas bolas e por um olho só!. Resultado: Lesão de córnea. Dor insuportável. Mesmo assim ele fecha o gol e se consagra como o herói do jogo..
O Sport seria campeão vencendo o jogo por 3 a 1. Gols de Osvaldo, Alemão e Traçaia, e Pedrinho para o Central. Isto aconteceu no tempo em que o Central tinha um verdadeiro time de futebol, não envergonhava o torcedor caruaruense e nem era um Clube falido como hoje é. Sem dúvidas nenhuma, o goleiro Dudinha foi um dos melhores de Pernambuco em todos os tempos.
Dudinha já faleceu de complicações coronarianas e de problemas do diabetes. Hoje, o Dudinha já merecia e é mais do que justo, uma estátua de bronze no antigo Estádio Luís Lacerda, conhecido na época como "Central Park", antes que o futebol do Interior se acabe.... Mas, infelizmente nossos dirigentes parecem ter memória curta. Eu não tenho.



R$ 140,00 o par de peças
R$ 70,00 cada.

Enviar um comentário

3 Comentários

  1. Conheci o Dudinha, nao me lembro direito mas na final dos anos 80. Ele passou em Algodao distrito de Ibirataia BA ... em situacao de Andarilho, mostrou alguns recortrs de jornais antigo e disse ser ex goleiro profissional... na eu tinha uns 15 anos de idade, nao acreditei muito no que ele disse, tambem nao tinhamos internet... hoje lembrando do acontecido, resolvi da uma pesquisada e constatei a verdade...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar