A delegação brasileira já está pronta para mais um Jogos Paralímpicos





Por Fábio Tubino

A Cerimônia de Abertura está marcada para o dia 28/8. 0 Brasil chega com 279 atletas de 20 modalidades diferentes.
O grupo é formado por 254 esportistas com deficiência, 19 atletas-guia (sendo 18 do Atletismo e um do Triatlo), três calheiros da Bocha, dois goleiros do Futebol de cegos e um timoneiro do Remo. Eles irão participar das disputas de 20 das 22 modalidades do programa dos Jogos de Paris-2024, uma vez que o país não conseguiu a classificação para os torneios de Basquete e Rúgbi em cadeira de rodas. Esta será a maior delegação do Brasil fora do seu território, superando os 259 convocados de Tóquio-2020. O número só não supera o registrado nos Jogos do Rio-2016, quando levou 278 representantes.

Dos 254 atletas com deficiência convocados, 88 jamais estiveram em uma edição de Paralimpíada. O número de estreantes representa 34,64% do total dos atletas que vão competir pelo Brasil na capital francesa. A modalidade com mais novatos em Jogos Paralímpicos é o Atletismo. Dos 70 atletas convocados para o evento, 23 vão estrear na competição em Paris. Judô e Natação são outras duas das modalidades com mais estreantes em Jogos nas suas equipes convocadas, com nove atletas estreantes de cada.

Além disso, 116 são mulheres, ou 45,67% do total dos competidores. O número representa a maior convocação feminina brasileira na história dos Jogos Paralímpicos. Sem dúvida, o Brasil é uma potência Paralímpica e muitas alegrias vamos acompanhar. 



Enviar um comentário

0 Comentários