Dunga deverá ter 17 dias para armar equipe das Olimpíadas (Foto: Lucas Figueiredo / MoWA Press) |
A CBF pretende confirmar nas próximas semanas a data de apresentação da seleção olímpica na Granja Comary. A confederação quer iniciar a preparação para as Olimpíadas no dia 18 de julho. O Brasil estreia no dia 4 de agosto, contra a África do Sul, em Brasília. Dessa forma,Dunga teria 17 dias de atividades com o grupo. Está previsto um amistoso durante esse período.
Uma chiadeira por parte dos clubes é esperada. Nesse calendário, quem disputa o Campeonato Brasileiro passaria seis rodadas sem os convocados. Se houver algum clube na final da Taça Libertadores – Atlético-MG e São Paulo disputam na próxima quarta-feira uma vaga na semifinal –, os jogadores serão mantidos em seus times até 27 de julho, data da final da competição.
O zagueiro Rodrigo Caio, do Tricolor paulista, e o lateral-esquerdo Douglas Santos, do Galo, são nomes quase certos para as Olimpíadas, já que estão convocados para a Copa América Centenário, que será disputada entre 3 e 26 de junho, nos Estados Unidos. Se o Brasil for até o fim, serão nove rodadas do Brasileirão sem os jogadores desse torneio.
Na pior das hipóteses, a apresentação na Granja Comary, sede da CBF em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro, aconteceria no dia 25 de julho. Isso significaria uma semana a menos para Dunga preparar o time. É o que o coordenador de seleções Gilmar Rinaldi quer evitar.
Depois da África do Sul, no dia 4 de agosto, a Seleção volta a jogar em Brasília contra o Iraque, no dia 8, e pegará a Dinamarca, dia 12, em Salvador. A final da disputa pela medalha de ouro está marcada para o dia 20 de agosto. O Brasil, que jamais foi campeão olímpico, espera quebrar esse jejum. Independentemente do que acontecer, sete dias depois, no dia 27, terá de viajar ao Equador para a partida das eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, no dia 6 de setembro.
Na Copa América Centenário, além de Rodrigo Caio e Douglas Santos, outros cinco jogadores com idade olímpica estão convocados: o goleiro Ederson, o lateral-direito Fabinho, o zagueiro Marquinhos, o meia Rafinha Alcântara e o atacante Gabriel. Nas Olimpíadas, Neymar será um dos três com mais de 23 anos. A comissão técnica pretende contar com o zagueiro Miranda e o meia-atacante Willian, mas ainda não teve um acordo com seus respectivos clubes, Internazionale e Chelsea.
0 Comentários