Daniel, Elton e Thiago comandam o Fora de Campo, nascido a partir de projeto para cadeira da faculdade |
Celular, tripé, microfone e muita disposição. Esse é o combo que vem ajudando a dar visibilidade ao futebol de salão pernambucano. O Estado sempre teve tradição na modalidade, porém, acompanhar os jogos não é tarefa fácil, visto que não há tanto espaço em veículos tradicionais. É aí que entram em cena projetos independentes de transmissão via internet. Iniciativas que preenchem uma importante lacuna utilizando como ferramentas principais as redes sociais.
Um dos precursores dessa prática no Estado é o Panorama Esportivo, que surgiu em 2013, em Vitória de Santo Antão, com a proposta de rádio web para a cobertura dos jogos do time de futebol do município. Apesar de brigar por espaço com rádios tradicionais, tinha um público fiel. Mas, três anos depois, o grupo decidiu encarar um novo desafio: transmissão com imagens de eventos de outras modalidades, como vôlei, fut 7 e futsal. E foi o futebol de salão que abriu as portas para o crescimento do Panorama Esportivo.
Equipe do Panorama Esportivo PE |
Equipe da TV ESPORTE NEWS. |
A ideia de ter um blog na internet para falar sobre esportes foi o pontapé inicial também do Fora de Campo, elaborado e comandado pelos estudantes de jornalismo Daniel Lima, Elton Henrique e Thiago Cabral, com foco no futsal, fut 7, futebol feminino e futebol de várzea. A página surgiu em 2017, a partir de um projeto do trio para uma cadeira da faculdade. Os tantos elogios os motivaram a dar continuidade ao blog. Um ano depois, com a compra de domínio e expediente, a página virou site e o número de acessos aumentou.
Em 2019, mais um upgrade. Dessa vez, a aposta foi em transmissões de jogos realizados na Capital e no Interior do Estado. Através da sua FanPage, o Fora de Campo já exibiu mais de 120 partidas em 13 locais diferentes, alcançando mais de 240 mil visualizações. Ao vivo, o recorde foi de 900 dispositivos acompanhando a final da Taça Brasil de Futsal Sub-17/Divisão Especial de 2019, entre Sport e Praia Clube/MG, no Santos Dumont, em abril. Assim como nos demais projetos, o futsal ganhou status de carro-chefe por ser o esporte que mais mobiliza o público, mas o fut 7 também costuma render boas sessões. Além do trio, participam ainda o narrador olindense Everaldo Júnior e outros estudantes de jornalismo: Alexandre Ricardo, Leo Wanderley e Kelly Arruda.
“Já percorremos muita estreada, com perigos, principalmente à noite, problemas de conexão (internet), tempo curto para montar a improvisada estrutura de trabalho e dificuldade para encontrar a localização de alguns ginásios, chegando em algumas ocasiões a nos perdermos no caminho. Diante de tantos contratempos, o amor e o prazer em transmitir o futsal para o mundo inteiro prevalecem”, destaca Elton.
A paixão é o combustível principal para tal empreitada. Em comum, todos esses projetos têm o fato de sobreviverem através de parcerias e anunciantes, o que nem sempre gera margem para lucro. “Muitos são abnegados e mesmo os que têm retorno financeiro ainda não é um valor que paga o trabalho tão bem feito que fazem. Eles têm contribuído de forma muito positiva, principalmente no âmbito da visibilidade, ajudando a levar o nosso futsal para todas as regiões, para o mundo. Nossos atletas têm a oportunidade de serem vistos lá fora. As equipes também evoluem para oferecer um espaço mais organizado para receber esses profissionais Só temos a agradecer por esse trabalho”, analisa o presidente da Federação Pernambucana de Futsal, Luiz Cláudio Carvalho. A entidade, inclusive, homenageou alguns desses profissionais em uma cerimônia no ano passado.
Fonte: Folhape/Esportes.
LIU PNEUS
Arcoverde,Bezerros,Caruaru,Garanhuns e Santa Cruz do Capibaribe.
Arcoverde,Bezerros,Caruaru,Garanhuns e Santa Cruz do Capibaribe.
0 Comentários