FUTEBOL ( UM JOGADOR CHAMADO HENDRIK JOHANNER CRUYFF ( O CRUYFF ) -IS

 
Por Ival Saldanha

Cruyff nasceu em 25 de abril de 1947 em Amsterdã/HOL e nos deixou em 24 de março de 2016, em Barcelona/ESP, vítima de câncer.
Amsterdã, 1960. Uma senhora, já viúva, carrega pela mão o filho, que caminha com muita dificuldade. Nasceu o garoto com uma mal formação nos dois pés e, franzino, mal se aguentava em pé se não tivesse amparo. Os aparelhos ortopédicos que usara até os 10 anos amenizaram o problema, mas então, já em fase de crescimento, se faziam novamente necessários.
Porém, como comprar novos aparelhos? A pobre mãe do garoto não tinha como. Foi então que aquela senhora holandesa teve uma ideia que na época, lhe era mesmo a única solução: como faxineira do clube mais importante da Holanda, poderia pedir para que os médicos, gentilmente ajudassem seu filho.
À porta do Ajax, ele parou, estático e assombrado com a grandiosidade do gigante à sua frente.
Já do Departamento Médico, um médico olha para o pé direito do menino, depois para o esquerdo, e meio desanimado diz que a única maneira de diminuir o problema seria uma série de exercícios, sobretudo com a bola.
Sem outra alternativa, o garoto calçou um par de chuteiras velhas e foi para o campo chutar bola com os juvenis do clube, conforme indicara o doutor. E, como um encanto, começou a gostar, a perder a timidez, a dominar, a lançar, tocar e finalizar cada vez melhor.
Três anos depois, Cruyff aos 16, já assinou seu primeiro contrato profissional. Aos 19, estreou na Seleção da Holanda. Aos 27, comandou seu pais na inesquecível Copa do Mundo da Alemanha e no fantástico Carrossel Holandês.
Durante toda a carreira, ganhou 21 títulos e está entre os 10 melhores jogadores de toda a história do futebol, segundo FIFA.


Enviar um comentário

0 Comentários