A tabela de pontos dos construtores mostra que a Mercedes é uma clara favorita para conquistar o oitavo título consecutivo.
Mas a classificação dos pilotos literalmente não poderia estar mais próxima. Para todos os efeitos, as corridas anteriores apenas estabeleceram que Verstappen vencerá o campeonato em caso de desempate. Caso contrário, o destino do campeonato mundial de 2021 será decidido em 58 voltas no novo circuito de Yas Marina.
O livro de retrospectos não parece ser de muita ajuda. Ao longo dos primeiros seis anos da era do turbo híbrido V6, esta foi uma pista da Mercedes - eles varreram todas as corridas de 2014-19. No ano passado, Verstappen encerrou sua corrida, mas isso deveu pelo menos algo à doença de Hamilton em seu retorno de uma luta contra Covid. E agora a pista foi completamente revisada.
A luta entre os dois se tornou cada vez mais difícil com o passar da temporada. No fim de semana passado, ele atingiu uma baixa acirrada, com Verstappen recebendo duas penalidades enquanto forçava Hamilton ao lado várias vezes e "testava os freios" de seu rival se aproximando da curva final.
Com os pontos tão próximos, as apostas tão altas e o rancor tão amargo, as conclusões controversas do passado para os campeonatos de F1 vêm à mente facilmente. Entre 1989 e 1997, a luta pelo título foi resolvida por colisões entre os dois pilotos em quatro das nove ocasiões. Nos três primeiros o instigador do contato arrecadou o título: Alain Prost em 1989 , Ayrton Senna no ano seguinte (filmagem de Verstappen assistindo em 2019 e comentando “quero dizer, por que não?” Foi amplamente divulgado nas redes sociais), e Michael Schumacher em 1994 .
Então, em 1997, Schumacher acertou outro rival, Jacques Villeneuve , mas ricocheteou na Williams e parou em uma armadilha de cascalho enquanto seu rival conquistava o título. A FIA então desclassificou Schumacher do campeonato.
O então presidente da FIA, Max Mosley, disse que era o precedente que impediria qualquer futuro piloto de F1 de tentar ganhar um título colidindo com um rival. “O importante no caso Schumacher era garantir que os pilotos não tivessem a ilusão de que, se você tentasse ganhar o campeonato tirando o outro cara da pista e da corrida, como já havia acontecido várias vezes no passado, simplesmente não ia funcionar ”, afirmou.
“Você não terá sucesso porque tiraremos o título de você. Essa foi a mensagem principal. ”
Mas isso foi há 24 anos. Como esta temporada tem demonstrado repetidamente, o precedente conta pouco na F1 hoje em dia . E depende dos comissários serem capazes de detectar uma colisão deliberada ao ver uma. Não há decisão mais difícil que os comissários podem enfrentar do que a punição que decide o campeonato.
Esperamos que nada disso aconteça e a nova Yas Marina testemunhe uma decisão de título ajustando o investimento que foi feito para melhorar seu layout. Mas a possibilidade de os candidatos ao título não jogarem de acordo com as regras e a temporada terminar com mais aspereza do que já está na cabeça dos envolvidos.
“Já tivemos várias discussões sobre isso”, disse o chefe da equipe Red Bull, Christian Horner, ao The Times esta semana . “Para terminar primeiro, primeiro você tem que terminar.” Isso pode ser verdade na maioria das vezes, mas não para o piloto que lidera o campeonato indo para a corrida final da temporada.
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