Com fim da classificação pelo ranking nacional de clubes, Estadual terá importância maior
Sport, Náutico, Santa e Retrô vão representar Pernambuco em 2023 (Foto: Thais Magalhães/CBF) |
A Confederação Brasileira de Futebol divulgou nesta segunda-feira (26) o regulamento da Copa do Brasil de 2023. Porém, uma mudança importante também foi apresentada para a edição de 2024 da competição. Com a extinção da classificação pelo ranking nacional de clubes, 80 das 92 vagas serão definidas por competições estaduais. Com isso, o Campeonato Pernambucano terá uma maior importância para os clubes.
Líder do estado no ranking nacional de clubes da CBF, o Sport tinha vaga garantida na Copa do Brasil com a utilização desse critério. Agora, assim como todos os outros clubes que disputarão o Campeonato Pernambuco de 2023, o Leão também poderá buscar sua classificação na competição nacional pelo Estadual. Seguindo as federações mais bem colocadas, Pernambuco terá três clubes no campeonato de 2024.
Em 2023, o estado será representado por Náutico, Santa Cruz e Retrô, que começaram a competição na primeira fase, e o Sport, que se beneficiou com a classificação do Fortaleza para a Copa Libertadores, herdando a vaga destinada para a Copa Do Nordeste, e iniciará sua trajetória já na terceira fase. Vale lembrar que o Leão foi eliminado nas quartas de final da última edição do Estadual e poderia ficar de fora da Copa do Brasil sem o critério do ranking.
Náutico, campeão, Retrô, vice, e Santa Cruz, terceiro colocado, garantiram suas vagas na competição nacional diretamente pelo seu desempenho no Campeonato Pernambucano de 2022, que ganha uma importância ainda maior após as mudanças divulgadas pela CBF. Agora, São Paulo e Rio de Janeiro terão seis representantes, seguidos de Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, com cinco vagas.
Além de Pernambuco, Ceará, Goiás, Santa Catarina, Bahia, Alagoas, Mato Grosso, Pará e Maranhão, terão apenas três vagas. Os demais estados ficam com dois representantes. 12 times vão garantir suas classificações e estrear diretamente na terceira fase da Copa do Brasil caso se classifiquem para a Copa Libertadores de 2024, ou vençam as edições de 2023 da Copa do Nordeste, Copa Verde e Série B.
Caso essa lista não preencha as 12 vagas restantes, clubes serão incluídos por sua participação no Campeonato Brasileiro da Série A. Com isso, a CBF afirma que as federações com três vagas garantidas na Copa do Brasil terão que destinar obrigatoriamente duas vagas para os campeões e vices dos Estaduais, com a terceira vaga podendo ser destinada a critério de cada entidade.
Créditos: esportesdp.com.br
0 Comentários