Primeiro pódio em três corridas na Formula -1

 AUTOMOBILISMO 


Por Max David

Gunnar Nilsson estreou pela Lotus em 1976 e foi necessário apenas 3 corridas para o sueco alcançar seu primeiro pódio na Formula 1, na Espanha. Ainda subiu no pódio da etapa da Áustria, além de pontuar na Alemanha e Japão. Terminou a temporada de estreia em 10° no campeonato com metade dos pontos de seu companheiro, o lendário Mario Andretti.

Seu desempenho convincente lhe rendeu uma renovação para ser o segundo piloto da equipe em 1977 e não decepcionou: foi 5° no Brasil e Espanha, 4° na França e 3° na Grã-Bretanha, mas o ápice de sua carreira aconteceria no Grande Prêmio da Bélgica, em Zolder, quando venceu na chuva. Nilsson fechou o ano em 8°, garantido um posto de primeiro piloto na Arrows na temporada seguinte.

Nilsson jamais fez sua estreia pela equipe britânica. No fim de 1977, o sueco começou a apresentar problemas de saúde ainda com a temporada em andamento e recebeu de seus médicos a notícia que estava lutando contra um câncer. Disposto a enfrentar sua situação, o piloto abandonou o contrato com a Arrows e foi a luta. Apesar do grande apoio que recebeu principalmente de seu ex-companheiro Mario Andretti e de seu compatriota Ronnie Peterson, os resultados não eram satisfatórios.

Quando Ronnie Peterson teve sua vida encerrada em decorrência de um acidente no Grande Prêmio da Itália em 1978, mesmo com a saúde debilitada, Nilsson fez questão de aparecer na cerimônia e prestar respeito ao amigo. No dia 20 de outubro do mesmo ano, Gunnar Nilsson também partiu. Foi o fim da geração de ouro da Suécia.



Enviar um comentário

0 Comentários