NO PÉ DA CONVERSA - Lenivaldo Aragão

Foto: Reprodução O Antagonista

Vinícius e o campeão moral de Cláudio Coutinho/Boleiros no Arruda/Gol de Ramon/Leis frouxas/Novamente o trem/Interior aqui tem vez


VINÍCIUS E O CAMPEÃO MORAL DE CLÁUDIO COUTINHO A expressão foi usada pelo técnico Cláudio Coutinho, quando o Brasil saiu invicto da Copa da Argentina, em 1978, de uma maneira que deu muito o que falar. A Canarinha foi eliminada no saldo de gol após uma goleada de 6 x 0 dos argentinos no Peru. Nossos vizinhos da Bacia do Prata precisavam vencer os peruanos por 4 x 0 e foram além. “O Brasil foi o campeão moral da Copa”, desabafou o nosso treinador. Ainda hoje se fala naquele jogo, como um dos grandes escândalos de toda a história dos Mundiais. Campeão moral é o que Vinicius Junior está sendo considerado, depois que a cobiçada Bola de Ouro foi parar nas mãos do espanhol Rodri, que joga na Inglaterra. Os torcedores da terra das palmeiras, onde cantava o sabiá do poeta maranhense Gonçalves Dias, absorveram a frase história de Cláudio Coutinho. A eleição de Rodri em detrimento de Vinicius foi uma ofensa para quem admira o “futebol mulato” exaltado pelo sociólogo Gilberto Freyre. A cadência, o malabarismo, o individualismo, a artimanha e outros truques que encantam as arquibancadas, fazem parte, sobrando, do repertório de Vini Jr. Sobre o outro nada sei. Mas imagino que não tenha nem um pouco da sombra da genialidade futebolística do nosso craque.

BOLEIROS NO ARRUDA  – Quem me dá o bizu é o ex-volante Lourival, ex-Náutico, Santa Cruz e mais um bocado de time Brasil afora. A anual festa dos boleiros volta neste fim de ano a ser realizada no Arruda. Está programada para 14 de dezembro, segundo sábado do último mês do ano.

GOL DE RAMON  O ex-goleador Ramon, um dos maiores ídolos do Santa Cruz fez a intermediação com o presidente da Cobra Coral, Bruno Rodrigues, e a festa está de volta ao Mundão, com um torneio envolvendo craques do passado, a tradicional feijoada, cerveja ao gosto do freguês e música. Ramon é o presidente do sindicato da turma da bola e goza de muito prestígio na área.

LEIS FROUXAS A frouxidão das leis brasileiras e a falta de vontade dos nossos legisladores para impor uma disciplina rígida, com cadeia para valer, sem dó e piedade, fazem com que cresça cada vez mais o número de vítimas fatais dos entreveros entre torcidas organizadas ou simples grupos de baderneiros. Agora mesmo, um torcedor do Cruzeiro foi assassinado por delinquentes do Palmeiras. Os homens que fazem as leis estão esperando o quê para aplicar e lei de Chico de Brito, que punia quem saía da linha lá para as bandas do Cariri cearense?

NOVAMENTE O TREM Depois de perder surpreendentemente para o Operário Ferroviário, no Recife, o Sport volta a enfrentá-lo, agora em Ponta Grossa, no Paraná. O Leão continua com boas chances de acesso à Série A, mas já não dar moleza.

INTERIOR AQUI TEM VEZ  Empolgação nas semifinais da Copa do Interior, edição 2024, com menores de 23 anos. Depois de vencer Paulista por 2 x 1, jogando em casa Lagoa de Itaenga só precisa empatar no jogo de volta, nesse domingo (3), em Paulista, para se classificar à final. A outra semifinal coloca frente a frente, Abreu e Lima contra Igarassu. O jogo de ida será domingo (3), e a volta, uma semana depois.


Enviar um comentário

0 Comentários