UM SPORT SEM TITULARES (DE JOÃO SALDANHA AO PEPA) -IS





Por Ival Saldanha

Essa história do técnico português do Sport Pepa, afirmar nas entrevistas, que no time do Sport não tem jogadores titulares é mera conversa prá boi dormir. E ele, se assim continuar, ainda vai acabar mal à frente da direção técnica do Sport. Esse fato me fez lembrar do João Saldanha, técnico da Seleção Brasileira Campeã do Mundo no México em 1970, quando indagado ainda num restaurante ao aceitar o cargo de Técnico da Seleção Brasileira, de qual seria inicialmente o seu time titular, ele não titubeou, e diante dos repórteres escalou rapidamente seus 11 jogadores, seus "11 Feras do Saldanha" como ficou conhecido posteriormente, num guardanapo de papel. Isso mesmo: num guardanapo de papel. Os 11 nomes que estariam com ele até a Copa e os anunciou sem medo e sem mistérios para a Imprensa na coletiva que marcou a sua apresentação no cargo. E o resultado todos já sabem o que aconteceu. Brasil Tri Campeão do Mundo em 1970 com o Zagallo que o substituiu posteriormente, mas que manteve oito daqueles 11 jogadores titulares que o João Saldanha escreveu num guardanapo de papel.
Entre os 11 feras iniciais do Saldanha, nada menos do que 8 seriam campeões do mundo como titulares 1 ano depois no México. A primeira convocação contida naquele guardanapo de papel tinha:
Félix; Carlos Alberto, Brito, Djalma Dias e Rildo; Piazza, Gérson e Dirceu Lopes; Jairzinho, Tostão e Pelé.
Entraram depois com o Zagallo, o Everaldo, o Rivelino e o Clodoaldo..
Então é bom o Pepa deixar dessa enrolação de fazer do time do Sport um carrocel de emoções negativas com esses "rodízio" de jogadores sem nenhum sentido, e ter um time titular definido antes que seja tarde demais ..O maior exemplo foi dado tempos atrás pelo próprio João Saldanha. 


Enviar um comentário

0 Comentários