Por Windson Alves
Hoje completam 43 anos (08/07/1982) que ocorreu a primeira disputa de pênaltis na história das Copas do Mundo. Foi na semifinal da 12ª edição do mundial, que ocorreu na Espanha. Esse sistema foi implantado na Copa de 78 na Argentina, mas só entrou em vigor na edição seguinte.
A então chamada Alemanha Ocidental e França se enfrentaram no Estádio Ramon Sanchez Pizjuan, em Sevilha, na busca por uma vaga para a final. Um deles iria enfrentar a Itália, que na outra semifinal bateu a Polônia por 2x0 horas antes no estádio Camp Nou, em Barcelona.
A França ainda não era campeã mundial, mais trazia uma grande geração de craques como Michel Platini, que levou os Les Bleus (os azuis em francês) a uma semifinal de copa desde 58. Já os Adlers (águias em alemão-apelido da seleção alemã) era a atual campeã européia, buscava a sua terceira copa, além de sua quarta final. O treinador alemão Jupp Derwall surpreendeu ao não escalar como titular o capitão e goleador Rummenigge, decidindo preserva-lo quando for necessário. O posto de capitão foi de Kaltz.
Aos 17 minutos do primeiro tempo, os alemães abriram o placar com Littbarski. 10 minutos depois, os franceses empataram com o ídolo Platini de pênalti. No segundo tempo veio o lance mais polêmico da partida. O francês Battiston pretendia dá um drible no goleiro alemão Schumacher, mas o último jogou o seu corpo em cima do jogador, dentro da área. A colisão fez Battiston ficar desacordado, além de ter dois dentes quebrados. O pênalti não foi dado e o francês foi substituido por Lopez.
O empate em 1x1 resultou em uma prorrogação. Parecia que a França iria levar a melhor, por que Tresor e Giresse colocaram o Les Bleus em vantagem de 3x1, no primeiro tempo da prorrogação. O treinador alemão Jupp Derwall pôs em campo o craque Rummenigge, que fez o segundo gol dos Adlers, No segundo tempo da prorrogação, o alemão Fischer empatou o jogo em 3x3.
Na primeira disputa de pênaltis em copas, a França acertou as três primeiras cobranças com Giresse, Amoros e Rocheteau. O goleiro francês Ettori pegou o pênalti batido pelo Stielike, que caiu em prantos. Para o seu consolo, Schumacher pegou as cobranças de Six e Bossis. O alemão Hrubesch finalizou as penalidades em 5x4 para a Alemanha Ocidental, que foi para a sua quarta decisão de Copa.
Fonte: Todas as Copas do Mundo
0 Comentários