Colônia e o tetra campeonato da seleção brasileira de futebol



Por Joseilson Ramos

COLÔNIA/JUPI - No ano de 1994 aconteceu a décima quinta copa do mundo de futebol realizado a Fifa. Como uma comunidade apaixonada pelo futebol a Colônia também tem a seleção brasileira como uma grande paixão. Há 24 anos mais de duas década sem ser campeão do mundo o Brasil partia para quebrar o Jejum em terras estadunidense e aqui em Colônia todos ansiosos para que o tão sonhado tetra viesse. Numa época com poucos televisores restou aos colonos se dividirem entre as residências que possuía o rico aparelho para torcer para a seleção canarinha.

Como o maior evento futebolístico do planeta acontece no período junino outra paixão da comunidade a atenção ficaram dividida entre copa do mundo e o tradicional São João. Um fato curioso naquele glorioso ano de 94 foi um pau de sebo colocado por Zé de Rita na conhecida rua da palha. Outro momento festivo para garotada que estava eufórica com a copa do mundo.

No dia 17 de Julho de 1994 aconteceu a grande final da copa do mundo entre Brasil e Itália toda comunidade da Colônia numa só corrente, após um 0 a 0 no tempo normal e prorrogação, Brasil conquista o tetra campeonato nos pênaltis ao vencer por 3 a 2, após a confirmação do título Colônia se enche de alegria foi feito uma grande passeata por algumas avenidas da comunidade e depois todos na foram tomar uma na bodega do Sr Antonio Gonsalves o principal ponto comercial da época.

Brasil tetra campeão, parecia um sonho mais era uma realidade, muitos jovens nessa localidade foram desanimado pelos colonos que assistiram a conquista do tri na copa de 1970 que se dizia privilegiados, pós seria os únicos a ter visto um título do escrete canarinho e aquela geração 90 não teria esse privilégio. Os jovens que não assistiram: Pelé, Tostão e Jaizinho foram privilegiados no inesquecível ano 94 por ver a dupla de ataque que nunca perderam juntos vestindo amarelinha, brilhar e trazer a taça do mundo para esse país continental.




Enviar um comentário

0 Comentários