A menos de 200 dias para o início da primeira Copa do Mundo, os procedimentos para determinar a composição dos 12 grupos de quatro seleções cada foram confirmados.
O sorteio será na próxima semana, no dia 5 de dezembro, no John F. Kennedy Center for the Performing Arts, em Washington.
Os anfitriões Canadá, México e Estados Unidos serão alocados para o pote 1, e as 39 equipes qualificadas restantes serão alocadas para os quatro potes de 12 equipes cada, de acordo com o ranking mundial.
As seis vagas que serão disputadas pelas seleções que estão na repescagem ficarão no pote 4.
POTES
Pote 1: Canadá, México, Estados Unidos, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica, Alemanha
Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria, Austrália
Pote 3: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita, África do Sul
Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia e as seis seleções da repescagem
O sorteio começará com todas as equipes do pote 1 sendo sorteadas para os grupos A a L. Em seguida, continuará com os potes 2, 3 e 4 nessa ordem.
REGRAS DO SORTEIO
“Para garantir o equilíbrio competitivo, dois caminhos separados para as semifinais foram estabelecidos ao desenvolver a programação da partida. Para ter uma distribuição equilibrada das equipes, as quatro equipes mais bem classificadas no Ranking Masculino da FIFA, quando sorteadas, terão as seguintes restrições: a equipe mais bem classificada (Espanha) e a segunda equipe mais bem classificada (Argentina) serão aleatoriamente atraídas em caminhos opostos, e o mesmo princípio se aplicará às terceiras equipes (França) e quarta (Inglaterra) mais bem classificadas. Isso garantirá que, caso ganhem seus grupos, as duas equipes mais bem classificadas não se encontrem antes da final”, informa a Fifa.
“Em princípio, nenhum grupo terá mais de uma equipe da mesma confederação atraída para ele. Isso se aplica a todas as confederações, exceto a UEFA (Europa), que é representada por 16 equipes. Cada grupo deve ter pelo menos uma, mas não mais do que duas equipes da UEFA atraídas para ele”, acrescenta a entidade.
“Para os dois espaços reservados da repescagem global da Fifa, a fim de garantir que nenhum grupo tenha mais de uma equipe da mesma confederação atraída para ele, a restrição da confederação será aplicada a todas as três equipes (de cada chaveamento)”, completa a Fifa em comunicado.
![]() |



0 Comentários