TIMES DO BRASIL: Conheça o GAS

GAS
GASampaio.png
NomeGrêmio Atlético Sampaio
AlcunhasGAS
Leão Dourado
Leão do Norte
Time de Seu Agenor[1]
MascoteLeão
Fundação11 de junho de 1965 (54 anos)
EstádioRibeirão
Capacidade3.000
LocalizaçãoCaracaraíRoraimaBrasil
PresidenteJander Cavalcante
TreinadorMarquinhos Piter
PatrocinadorPrefeitura de Caracaraí
Material (d)esportivoScore
CompetiçãoCampeonato Roraimense
WebsiteFacebook
Cores do TimeCores do TimeCores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do TimeCores do TimeCores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

História

Em meados da década de 1960  chegaram a Roraima vários militares do Exército Brasileiro, de diversos pontos do país. Entre esses estava Agenor Sampaio que, em 11 de junho de 1965  fundou, em um quartel na cidade de Boa Vista, o Grêmio Atlético Sampaio — GAS. O nome foi uma homenagem ao conterrâneo General Sampaio, grande militar cearense.
O mascote escolhido foi o leão — daí os apelidos Leão do Norte e Leão Dourado. O escudo do clube era diferente do atual, embora semelhante. Um leão em amarelo  colocava-se no centro do brasão vermelho, de lado; logo abaixo havia um dos nomes  do clube em letras maiúsculas: SAMPAIO; e no alto do brasão via-se quatro estrelas negras sobre o plano rubro.
O escudo atual tem as mesmas características do antigo. O novo formato  é um pouco mais quadrado, com um saliência ao fundo, mas permanece vermelho. Ademais, as coisas estão parecidas, com o nome SAMPAIO em baixo, as estrelas e o mascote visto de lado.

Fase profissional

Em meados da década de 1990, o clube profissionalizou-se, em 1996, disputou o Campeonato Roraimense de Futebol profissional de 1996.  Com os destaques Goiano, Jacaré e Júnior o clube foi vice-campeão estadual, perdendo o título para o Baré. Ainda assim garantiu vaga para a Série-C do Campeonato Brasileiro de 1996. 
Apesar deste início triunfal, os próximos anos guardavam amargas derrotas.
A atuação na Terceirona foi, contudo, terrível. O clube fez apenas quatro gols e não pontuou na competição, retirando-se ainda na primeira fase.
Em 2007  o clube foi totalmente renovado, conquistando a primeira vitória desde 2004 sobre o Rio Negro, por 4 a 3, de virada. O camisa 5 Marcão foi o vice-artilheiro do primeiro turno do estadual 2007, com cinco gols. No ano seguinte 2008 representou o município de Pacaraima no Campeonato Roraimense.
Em 2018 o GAS resolve mudar de sede, sai de Boa Vista e vai para a cidade de Caracaraí.

Hino

Trecho do Hino Oficial
Autores: Equipe de Esportes da Rádio Difusora de Roraima Galvão Soares, Jorge Luiz, Jorge Souza, Carlos Alberto Alves, Amanajás Gouveia, Severino Cavalcante e banda municipal por Maestro Franco. Créditos pela pesquisa: Djavan Sbell, Aragão, Mário Coelho e Celino Pinheiro.
Os hinos foram solicitados pela equipe Difusora de Esporte (nome equipe esportes) da Rádio Roraima em 1975 ao Maestro Franco, maestro da banda de Música da Guarda Territorial em Boa Vista. Ele que idealizou e produziu. Para arrecadar o dinheiro e pagar a gravação. Fizeram um torneio de futebol no Estádio João Mineiro. Toda a cidade foi mobilizada e levando um grande público ao estádio.
Trecho do Hino oficial do Grêmio Atlético Sampaio-GAS
Grêmio Atlético Sampaio
Daqui ninguém me tira, daqui não saio
Grêmio Atlético Sampaio
Daqui ninguém me tira, daqui não saio
O amor, fé e esperança
Vamos saudar o nosso dia
Que vai chegar suando a camisa com amor
GAS é o meu amor
GAS é o meu povo animado
O meu clube é o leão dourado

Enviar um comentário

0 Comentários