As seleções não se enfrentavam desde 1998 e dessa vez a vitória ficou com os EUA, que se classificaram para as oitavas de final
Os americanos venceram o confronto com o Irã e irão enfrentar a Holanda ans oitavas de final (Foto: Fadel Senna/AFP ) |
Irã e Estados Unidos se enfrentaram nesta terça-feira (29) em partida válida pela última rodada do Grupo B. As seleções jogavam pela classificação: enquanto os iranianos podiam até empatar a partida para conquistarem a vaga, os norte-americanos tinham o dever de vencer a partida para sonhar com as oitavas. O confronto marca o segundo encontro em Copas do Mundo entre os países, que vivem forte conflito geopolítico já há muitos anos. O primeiro aconteceu na França, em 1998, e ficou conhecido como o “Jogo da Paz”. Na ocasião, o Irã venceu por 2 a 1, mas dessa vez a história foi outra. Com gol de Pulisic, os americanos venceram a partida e garantiram o segundo lugar do grupo, com quatro pontos conquistados e classificação para a próxima fase da competição. A primeira colocação ficou com a Inglaterra, terminou com sete pontos após vencer País de Gales por 3 a 0.
Os Estados Unidos voltam aos gramados para as oitavas de final no próximo sábado (03/12), a partir das 12h, e enfrentarão a Holanda, primeira colocada do Grupo A, no Estádio Internacional de Khalifa.
O jogo
A partida começou equilibrada. Por mais que os Estados Unidos tentassem tomar conta do jogo, já que precisavam da vitória para conquistarem a vaga na próxima fase, mal conseguiam avançar no campo. Os iranianos, que jogavam com extrema cautela já que só precisavam de um empate para se classificarem para as oitavas, mantinham uma defesa bem postada para travar as tentativas dos norte-americanos.
Pouco a pouco, os americanos começaram a chegar ao gol adversário. Aos 32 minutos, após bola rolada dentro da área, o atacante Weah, que estava livre, conseguiu o chute, que passou por cima do gol. Após isso, os americanos continuaram trabalhando bem a bola, e aos 38 minutos abriram o placar. Com um belo levantamento para a área, o lateral Sergiño Dest cabeceou para o meio da área e encontrou Pulisic, que mandou para dentro do gol.
O resultado estava classificando os Estados Unidos, que foram administrando a partida a partir daí. Aos 51 minutos do primeiro tempo, já nos acréscimos, os americanos conseguiram marcar mais uma vez, mas foram barrados pelo VAR. Weah recebeu bela enfiada de bola, mas foi detectado um impedimento na origem do lance e o gol foi anulado. Os iranianos, que sequer finalizaram, terminaram a primeira etapa atrás do placar e com a missão de voltarem para o segundo tempo com outra postura para lutarem pela vaga nas oitavas.
O segundo tempo começou com nova cara para os iranianos, que passaram a agredir mais a defesa dos EUA e chegavam cada vez mais próximos do gol. Aos 19 minutos, após sobra de bola na área, o atacante Godos acertou lindo chute e a bola passou muito próxima da trave. Com a pressão do Irã, os americanos tentavam se segurar na parte defensiva e buscavam a manutenção do resultado.
A pressão dos iranianos parecia não ter fim e sufocaram os Estados Unidos durante todo o segundo tempo, mas não conseguiram levar tanto perigo. Já nos acréscimos, aos 47 minutos do segundo tempo, o Irã chegou mais uma vez e quase conseguiu o empate. Após bola cruzada na área, os iranianos conseguiram um belo cabeceio que passou muito perto do gol e assustou o goleiro Turner. A pressão não cessou, mas a partida acabou com vitória e classificação para os Estados Unidos.
FICHA DA PARTIDA
Beiranvand; Mohammadi (Karimi), Pouraliganji, Hosseini e Rezaeian; Haji Safi (Jalali), Ezatolahi, Taremi, Gholizadeh e Ahmad (Torabi); Azmoun (Ghodos).
Técnico: Carlos Queiroz
Turner; Dest (Zimmerman), Carter-Vickers, Robinson e Ream; Adams, Musah e McKennie (Acosta); Pulisic (Aaronson), Weah (Moore) e Sargent (Wright).
Técnico: Gregg Berhalter
Local: Al Thumama Stadium
Árbitro: Antonio Mateu (Espanha)
Assistentes: Pau Cebrián Devis, Roberto Díaz Pérez Del Palomar e Kevin Ortega
Cartões amarelos: Hosseini, Kanaani e Jalali (Irã) | Adams (EUA)
Gols: Pulisic (EUA)
Créditos: www.esportesdp.com.br
0 Comentários