Pepa conquista primeiro título e leva Sport ao tricampeonato pernambucano

Em um ano desafiador, técnico português conquista seu primeiro título no futebol profissional

Por  Gabriel Farias

(Foto: Rafael Vieira / FPF)

O Sport é campeão pernambucano de 2025! Na noite desta quarta-feira (02), o Leão bateu o Retrô nos pênaltis, garantindo o tricampeonato e o 45º título do certame local. A conquista também marca um momento especial para o técnico Pepa, que levanta sua primeira taça à frente da equipe rubro-negra e também a sua primeira conquista no futebol profissional. 

Depois de uma passagem pelo Cruzeiro em 2023, quando disputou a Série A do Campeonato Brasileiro, Pepa foi contratado pelo Sport durante a Série B do ano passado. O português pegava a dura missão de comandar o Leão em um ano de grande desafio, o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. A missão foi concluída na última rodada, diante do Santos, com o Sport ficando na terceira colocação.
 
"Muito feliz, acima de tudo é o título. Cheguei há sete meses e é o segundo objetivo conquistado", disse Pepa ainda no gramado, se referindo também ao acesso para a Série A do Brasileiro no ano passado.  

Antes de Cruzeiro e Sport, Pepa rodou por vários times do seu país de origem, como Sanjoanense, Feirense, Moreirense, Tondela, Paços de Ferreira e Vitória de Guimarães.  Também esteve à frente do Al-Tai, da Arábia Saudita. 

O título estadual reforça a evolução do Sport, mesmo com ajustes feitos e em meio ao rodízio implementado, que não agradou à torcida, mas foi justificado pelo técnico em virtude dos compromissos pelas outras três competições da temporada: Copa do Nordeste, Copa do Brasil (já eliminado) e Campeonato Brasileiro.   

O caminho até a taça

A caminhada do Sport no Pernambucano 2025 foi marcada por altos e baixos. Com um elenco recheado, a cobrança por um futebol de nível convincente vinha sendo feita pelos torcedores. Na primeira fase do Estadual, o Leão acabou não se classificando diretamente às semifinais e precisou passar pelo Decisão nas quartas de final. Nas semis, uma classificação imponente sobre o rival Santa Cruz, com vitórias dentro e fora de casa.

No primeiro jogo da decisão, disputado na Arena de Pernambuco, o Sport venceu por 3 a 2 e levou a vantagem para a Ilha do Retiro. No segundo confronto, diante de sua torcida, a equipe sacramentou a conquista.

O impacto da conquista e os próximos desafios

O título pernambucano de 2025 tem um significado especial para Pepa e para o Sport. Além de representar a primeira conquista do técnico pelo clube, reforça a confiança no projeto e no trabalho desenvolvido para a sequência da temporada.

Agora, com a taça estadual assegurada, o Leão se volta para os próximos desafios. O time ainda tem pela frente a disputa da Série A do Campeonato Brasileiro, principal objetivo em 2025 e buscará cumprir o dever de casa, talvez buscando sonhar alto.


Crédito: Esportes DP 




Enviar um comentário

0 Comentários